Imagem: reprodução / YouTube |
Embora seus fãs vejam a faixa como algo profundamente experimental, ainda restam dúvidas sobre a veracidade dessa classificação.
Desde que foi lançada, a música "Attention" de Doja Cat tem provocado discussões sobre a intenção da artista por trás de uma abordagem, dita por muitos, como experimental.
Acontece que, infelizmente, "Attention" não é, no quadro de classificação necessário, uma canção experimental. Aqui, voltamos ao debate de quando um artista mainstream fantasia suas criações a partir de referências, às vezes, alternativas demais para os fãs.
Por exemplo, quando Taylor Swift lançou Folklore e seus fãs começaram a se irritar com os críticos que haviam condicionado o álbum como parte do pop que a artista sempre trabalhou. Para os fãs, o álbum era alternativo, folk e teve até quem o classificou como "experimental".
Antes de tudo, é preciso entender que a música experimental vai além de um mero conjunto de características sonoras. É, sobretudo, um espaço de ocupação cujos artistas que dele fazem parte, não têm a mesma visão e/ou interesse artístico de quem olha de fora. No entanto, não é impossível para um artista fora do experimental realmente produzir algo adequado a esse campo — mas não é o caso.
Há inúmeros exemplos de artistas pop que beberam da fonte do experimental para criar algo genuinamente provocante, Doja está apenas explorando um campo já consolidado do rap/hip-hop que, talvez, nenhum nome como o dela havia feito até então.
Por esse e outros motivos, "Attention" de Doja Cat não é uma música experimental. Doja, por sua vez, ganha pontos por fazer seu público sair da zona de conforto e tentar entender algumas das referências que ela utiliza. É uma faixa interessante que mostra vontade de ir além, mas não soa tão fresca ou perturbadora como os fãs estão dizendo.