As Melhores Turnês de Madonna


Em ritmo de aquecimento para o show de Madonna que acontece dia 04/05 em Copacabana, listamos as 5 melhores turnês que fizeram dela a Rainha do Pop.

Na música pop, poucos artistas tiveram o mesmo impacto cultural que Madonna. Ao longo de sua carreira, a cantora reinventou sua imagem e música várias vezes, estabelecendo novos padrões de apresentações musicais ao vivo com suas turnês inovadoras, impactantes e muitas vezes polêmicas. Em ritmo de aquecimento para o show de Madonna que acontece dia 04/05 em Copacabana, listei as 5 melhores turnês que consagraram Madonna como a Rainha do Pop.



5.
Re-Invention Tour
2004

Em sua sexta turnê, que teve como objetivo promover o seu tão criticado álbum American Life, Madonna encontrou inspiração após participar de uma instalação de arte intitulada X-STaTIC PRo=CeSS, dirigida pelo fotógrafo Steven Klein. Imagens da instalação foram incorporadas na turnê, onde o nome nada mais é do que uma crítica aos críticos da cantora.

Os figurinos dos shows foram desenvolvidos por Arianne Phillips, baseados no conceito de reinvenção. Os shows foram divididos em atos, explorando temas como artes circenses, guerra, dança e uma parte acústica, na qual a cantora fez um cover de “Imagine”, de John Lennon, uma música que promove a paz.

A turnê foi bem recebida pelo público, porém recebeu críticas do cantor Elton John, onde acusou Madonna pelo uso de playback durante toda a apresentação ao vivo. No entanto, a equipe de Madonna negou as acusações feitas por Elton John, que mais tarde veio a pedir desculpas à cantora.



4.
The MDNA Tour
2012

A MDNA Tour foi uma celebração da música e do espetáculo, combinando tecnologia, moda, dança e temas sociais. Os shows foram marcados pelos impressionantes telões de LED, projeções holográficas e efeitos especiais, que não apenas tornaram as performances mais divertidas, mas também as transformaram em momentos únicos para os fãs da rainha do pop.

Como de costume, Madonna abordou temas sociais, como liberdade de expressão e igualdade de gênero e sexualidade, de maneira provocativa e impactante. A turnê foi um verdadeiro passeio por toda a carreira da artista, apresentando tudo o que já esperamos dela, mas sempre de uma maneira original que se diferencia do que ela já apresentou anteriormente.



3.
Confessions Tour
2006

Para promover um dos seus melhores álbuns, Madonna investiu em uma produção visual excelente e uma energia contagiante, que se mesclam perfeitamente com as influências dance pop e a cultura da música disco presentes em “Confessions on a Dance Floor”. Isso é especialmente evidenciado pelos cenários que evocam uma pista de dança futurista e pelo excelente jogo de luzes

A artista combinou suas músicas mais animadas com momentos mais emocionais e, como de costume, executou tudo isso com maestria, contando com a ajuda de seus dançarinos, que hipnotizaram a plateia com sua força envolvente. Apesar da ideia central da turnê ser proporcionar diversão em uma pista de dança, Madonna não deixou de abordar assuntos importantes, trazendo à tona temas políticos e sociais. O ponto alto da turnê foi quando a cantora apareceu crucificada como Jesus Cristo, enquanto no telão eram exibidos números sobre mortes infantis por fome e AIDS na África. Após essa impactante apresentação, Madonna desce da cruz e inicia a performance de “Forbidden Love”, a qual seus dançarinos exibem símbolos representando a questão entre Israel e Palestina.

Embora Madonna tenha provocado a irritação de algumas pessoas ao abordar esses temas, a turnê acabou sendo um sucesso e também silenciou os críticos que duvidavam da relevância contínua da Rainha da música pop após o polêmico American Life.



2.
The Girlie Show World Tour
1993

A quarta turnê de Madonna teve seu nome inspirado na pintura Girlie Show, de Edward Hopper, e também foi considerada a turnê mais ousada da cantora. O espetáculo tinha como objetivo promover seu álbum Erotica, e apresentava um estilo teatral, dividido em diversos atos, com coreografias elaboradas e uma mistura de estilos musicais.

Assim como o disco e o controverso livro "Sex", Madonna explorou temas sensuais em sua turnê, buscando celebrar a diversidade e demonstrar o empoderamento feminino. Suas performances contribuíram para transmitir mensagens de liberdade de expressão e o poder da sexualidade.

Girlie Show também incorporou elementos de diferentes culturas, como o flamenco espanhol e o cabaré francês, evidenciando a versatilidade da artista ao adaptar suas canções e apresentações a outras culturas. Isso também ressaltou a criatividade de Madonna.



1.
Blond Ambition World Tour
1990

Essa turnê foi um grande marco na história das apresentações ao vivo e também da cultura pop. Com apenas 32 anos, longe dos padrões comuns de apresentações musicais, Madonna comandou um espetáculo e reinventou a estrutura de um show, transformando-o em um grande espetáculo, dividido em atos, com figurinos únicos, grandes estruturas de palco e cenários.

Assim como uma grande produção teatral, a turnê foi marcada por quatro atos: Metropolis, Religious, Dick Tracy e Art Deco. Todas contaram com ótimas performances da artista e seus dançarinos, que incluíram temas provocativos que incomodaram profundamente os conservadores da época. Madonna provocou a igreja ao utilizar elementos religiosos e também foi alvo de críticas pela performance de "Like a Virgin", onde simula uma cena de masturbação no palco, o que gerou censura em algumas cidades e países. Isso também abriu debates sobre liberdade de expressão.

A turnê foi realizada durante o auge da epidemia de AIDS e Madonna aproveitou para abordar essa questão, conscientizando o público e combatendo o estigma associado à doença. Além disso, prestou homenagem às pessoas afetadas, dando um apoio a quem precisava. Esse gesto foi muito significativo, pois demonstrou seu compromisso com a prevenção e humanização da situação das pessoas atingidas.

A turnê também deixou um grande legado não apenas na história da música pop, mas também na moda, graças ao estilista Jean Paul Gaultier, criador do famoso sutiã de cone usado pela cantora durante essa turnê. Esse foi o início de uma longa parceria que levou Gaultier a ser responsável pelo figurino de turnês futuras da artista.

Apesar das duras críticas e boicotes enfrentados por Madonna na época, hoje a Blond Ambition é reconhecida como um dos maiores shows de todos os tempos, sendo facilmente considerado o melhor espetáculo da cantora, influenciando diversas grandes divas pop que surgiram posteriormente. É inegável que, sem Madonna, essas cantoras pop não existiriam.
Vit

Sou a Vit, apaixonada pelo universo musical desde que me entendo por gente, especialmente por vocais femininos. Editora sênior e repórter no Aquele Tuim, onde faço parte das curadorias de Música Latina/Hispanófona e Pop.

Postagem Anterior Próxima Postagem