Crítica | “Outubro”


★★★★☆
4/5

Em agosto, Milton Nascimento lançará seu próximo álbum, uma colaboração com Esperanza Spalding, jazzista estadunidense apaixonada pela música brasileira, e para nos dar uma pequena amostra do que está por vir, distribuíram a faixa “Outubro” como single. Nela, vemos um Milton pouco vocalmente ativo, já incapaz de atingir a excelência vocal que teve em gravações como “Dos Cruces”, de Clube da Esquina, e “Milagre Dos Peixes”, do álbum de mesmo título, mas ainda perspicaz na composição instrumental. Nesse sentido, Esperanza auxilia o gênio brasileiro a guiar a banda e a vida da música, indo de célebre a fúnebre, outonal a invernal e de cálido a gélido.

Embora seja, inegavelmente, conduzida de forma mais calculada e cuidadosa, o compromisso dos artistas nunca foi de apresentar algo vanguardista, mas sim de meditar em seus repertórios impecáveis, seja por meio do contexto pop ou das letras que emulam o clássico Milton — que, felizmente ou não, nunca retornará. A bela voz da jazzista é quase um conforto ao seu par, mais fragilizado, mas feliz de estar participando e de ter um apoio tão fenomenal. Vale muitíssimo a pena checar o lançamento, tanto para se animar com o que pode ser o primeiro destaque de inéditas da carreira de Milton em 40 anos quanto para se introduzir a música de Esperanza.

Selo: Concord
Formato: Single
Gênero: MPB / Jazz Pop, Spiritual Jazz
Sophi

Estudante, 18 anos. Encontrou no Aquele Tuim uma casa para publicar suas resenhas, especiais e críticas sobre as mais variadas formas de música. Faz parte das curadorias de Experimental, Eletrônica, Rap e Hip Hop.

Postagem Anterior Próxima Postagem