Dez atos rookies de música do leste e sudeste asiático que merecem sua atenção.


Uma lista contendo dez artistas e grupos pra você ficar de olho!

A pauta sobre novas estreias sempre foi tendência nas redes sociais, principalmente com um grande número de novos artistas a cada momento. Mesmo com estrelas imediatas liderando a nova geração do K-Pop, como NewJeans, ILLIT, TripleS, Kiss of Life e BABYMONSTER, existem diversos grupos e solistas que não são tão valorizados, mas que merecem sua atenção. Então, o objetivo da lista é fazer com que nossos leitores conheçam novos nomes que estrearam entre 2022 e 2024 – com apenas uma exceção de 2021 –, e destacar alguns que podem ter desaparecido nesse espaço de tempo, promovendo a prática de começar a diversificar a sua percepção e gosto musical no que se refere a música do Leste e Sudeste Asiático.




UNICODE

Iniciando a lista com o grupo mais recente dos apresentados. UNICODE é um quinteto composto por garotas japonesas, que buscou reviver aquele conceito suave de sonoridade mais limpa, algo bem popular nas décadas passadas. Todo o grupo consegue se desempenhar bem nas canções e o seu projeto de estreia é muito bem construído e produzido.

Ouça: “Let me Love (Prod. by Jin Young”) e “Blur”.




LUN8

O mais novo grupo masculino da FANTAGIO deveria ter sido um grande acontecimento, e infelizmente não foi. Desde o WEKI MEKI, a empresa peca nas divulgações de seus artistas rookies, mas compensam muito na produção musical e na qualidade das obras. Até o momento, o LUN8 tem apenas dois EP’s, sendo ambos bem estruturados e com diversas canções energizantes.

Ouça: “We Like It” e “Now”.




ME:I

Reunindo as vencedoras da edição japonesa do Produce 101, o ME:I pode até conseguir uma atenção no Japão, só que pelo talento do grupo, merecem bem mais. Dificilmente o público que acompanha o pop sul-coreano acompanha também o pop japonês, mas esse grupo pode fazer com que isso mude.

Ouça: “Click” e “Sugar Bomb”.




xooos

A YouTuber e ex-participante do MIXNINE estreou em 2023, utilizando o nome artístico “xooos”. Com a sua trajetória, a sul-coreana conseguiu se estabelecer bem sendo uma personalidade da mídia, mas ainda não conseguiu migrar essa popularidade para a sua carreira musical.

Ouça: “Joy” e “Lavender”.




ALL(H)OURS

ALL(H)OURS tenta reunir as tendências do momento, e consegue se sobressair à essa tentativa por fazer canções divertidas e bem produzidas. É um grupo que tem grande potencial de se tornar conhecido com o decorrer do tempo, ainda mais por conta da sonoridade ser mais solícita aos ouvintes de K-Pop.

Ouça: “Racer” e “GOTCHA”.




The Wind

Um grupo que complementa muito a sonoridade do UNICODE, mas com uma apresentação masculina. The Wind mostra um conceito limpo e suave, sendo bastante semelhante ao “white aegyo”. Um dos pontos surpreendentes deles é justamente esse conceito, pois é, em sua maioria, utilizado por grupos femininos. Suas canções são divertidas e cheias de energia, perfeitas para aproveitar um dia ensolarado.

Ouça: “Friendship” e “ISLAND”.




LIMELIGHT

O LIMELIGHT é um grupo que vem crescendo aos poucos, conquistando o público com as suas canções e sempre se superando a cada lançamento. A sua estreia pode não ter sido bastante comentada, mas é um dos melhores projetos de debut dessa década, já que a utilização do synth-pop de forma bastante fixada na ideia do grupo foi uma escolha grandiosa para esse pontapé inicial.

Ouça: “Eye to Eye” e “StarLight”.




Hyelyn Joo

Uma artista completamente afastada do mainstream, mas que consegue entregar projetos tão bons quanto. Hyelyn Joo vem lançando coisas há um bom tempo, só que apenas em 2024 que o seu primeiro EP foi disponibilizado nas plataformas. Sua voz aveludada combina bem com o estilo de suas canções, que são incríveis.

Ouça: “You Already Knew” e “B-YUM”.




NOMAD

NOMAD é um grupo que tenta reviver as influências americanas dos anos passados no K-Pop de um jeito diferente. A abordagem de ser um grupo voltado a canções com influências no Hip Hop e R&B o distancia dos outros grupos masculinos.

Ouça: “Automatic” e “Lights on”.




UNIS

E o último grupo da lista é o UNIS, proveniente de um reality show da Coreia do Sul, o Universe Ticket. Infelizmente, elas ainda não conseguiram canalizar a popularidade que o programa teve. O seu projeto de estreia consegue ser bem competente e divertido, apresentando um visual extremamente maximalista — coisa que está sendo pouco recorrente nos últimos lançamentos do K-Pop.

Ouça: “SUPERWOMAN” e “Dream of girls (UNIS Ver.)”



Ouça a playlist:

João Vitor

20 anos, nascido no interior da Bahia e graduando em Ciências da Computação. Faz parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático no site Aquele Tuim.

Postagem Anterior Próxima Postagem