Clássicos do Aquele Tuim | darker than darkness style 93 (1993)


★★★★★

Em darker than darkness, BUCK-TICK reflete sobre a vida e a morte com seduzentes trevas do rock ‘n’ roll.

Imortais na cena do visual kei, BUCK-TICK é um marco no rock japonês. Influenciados por Bauhaus, Love & The Rockets, Der Zibet e outros grupos de rock marcantes da época, a banda se formou em 1983 com o nome Hinan GO-GO, fazendo covers e construindo o seu estilo. Em 1987 seu primeiro disco, HURRY UP MODE, foi lançado. Desde então, BUCK-TICK criou seu espaço no rock, tornando-se atemporais no Japão.

Em 23 de junho de 1993 estreava o sétimo disco da banda, darker than darkness — style 93 —, o maior sucesso do BUCK-TICK. Neste disco, a marcante e popular música “DRESS[ドレス]”, que viralizou no TikTok recentemente, foi lançada para fazer história. Com 11 faixas, darker than darkness sintetiza o melhor de BUCK-TICK e seus integrantes, o envolvente ritmo da tristeza, a seduzente luz na escuridão e as profundas vozes do amor.

Um solo de guitarra abre o álbum, é Imai Hisashi dedilhando com ternura as notas que marcariam “Kirameki no Naka De…[キラメキの中で…]”. A partir deste momento, o disco torna-se uma jornada de sons, expressões e muita vida, mesmo que inicialmente fale sobre a morte. Os acordes espirituosos, os falsetes expressivos de Atsushi Sakurai, a bateria, a composição… É como se fosse possível vê-los performando animosamente cada canção, até as mais lentas. Hoshino Hidehiko, Higuchi Yutaka e Toll Yagami complementam a banda com mais guitarra, baixo e bateria. “DRESS[ドレス]” cria uma sensualidade romântica e encantadora; sua popularidade não é em vão, é uma música que basta por si só. Ao passar do álbum, o rock e o gótico sintetizam-se em um grito de prazer, como em “LION”, com uma letra de confusão e amor. “D-T-D” encerra darker than darkness com uma transmissão eletrônica de que as trevas podem devorar o amor, e vice-versa.

Para a revista PATi-PATi ROCK 'n' ROLL em 1995, o entrevistador e crítico declara para Atsushi Sakurai que darker than darkness é o ponto de perfeição da banda. Em idas e vindas da conversa, Imai Hisashi afirma que não se importa com as críticas. “Não importa o que digam os críticos, eu vou fazer o que quero fazer e, se for algo do qual eu me orgulhe, não vou me importar com críticas ou coisas do tipo”.

Essa posição resume bem o caminho que BUCK-TICK percorre desde o começo de sua carreira, é tudo sobre música. Enquanto a música existir, enquanto a voz, os instrumentos, enquanto existir o amor pela música, então BUCK-TICK permanecerá vivo. Mais escuro do que as trevas e mais marcante que a voz de Sakurai, é o profundo amor de BUCK-TICK pela música, pela liberdade, pela imortalidade de ser o que se deve ser, mesmo em tempos sombrios.

Selo: Victor Entertainment
Formato: LP
Gênero: Música do Leste e Sudeste Asiático/ Visual Kei, Rock
beatriS

Bibliotecário nas horas vagas. Faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Rock e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem