Classificação AT | Electro-Disco


Explore o gênero que mudou a música e hoje é visto como a base de diversos ritmos pop eletrônicos.

De onde o Electro-Disco surgiu?

No final dos anos 70, alinhado ao período em que a disco music estava em seu auge, um novo estilo de música surgia, e que logo ficaria conhecido como Electro-Disco, atingindo seu ápice de sucesso em meados dos anos 80.

O gênero traz os grooves disco, porém, a instrumentação, que no estilo tradicional era feita por elementos orgânicos, é modificada por instrumentos eletrônicos. Electro-Disco por vezes é confundido com nu-disco, pois eles têm premissas parecidas: modernização do ritmo a partir de caráter mais eletrônico. No entanto, enquanto o nu-disco preserva a produção característica das músicas do estilo primordialmente — baixo e guitarras funky em especial —, o electro-disco muda os principais componentes da instrumentação por sintetizadores.

Como o Electro-Disco soa?

Baixos são transformados em synth-baixos ou sequenciadores, a orquestra não necessariamente é alterada, mas, muitas vezes, synths com som similar ocupam seu espaço. Outra característica que não posso omitir é como muitos artistas buscam criar uma atmosfera futurista com a produção. Além do uso de sintetizadores que configuram essa característica, o uso de vocoders é comum.

O Electro-Disco criou muitas ramificações e é interessante destacar as principais. HI-NRG surgiu nos anos 80 e era no período um dos principais estilos de música dance das boates LGBT. Ele se destaca por substituir todos seus elementos orgânicos por eletrônicos, diferentemente do electro-disco comum, que preserva certos instrumentos característicos da disco music — a orquestra, em especial. Ademais, o ritmo se caracteriza por ser altamente energético, o que dá nome ao subgênero, abreviação para High-energy.

Space-Disco, por sua vez, busca trazer uma atmosfera que remete ao espaço a partir do uso de sintetizadores, o seu surgimento foi muito alinhado à tendência de filmes sci-fi na década de 70 e 80. Em relação ao Italo-Disco, ele não se difere muito das características do Electro-Disco. Instrumentalmente, ambos compartilham dos mesmos elementos característicos usados na intenção de criar sonoridade que faça alusão ao futuro. A diferença essencial está nas melodias, que são elaboradas no estilo de composição melódica do Europop. Talvez ao escutar alguma faixa do estilo, o ouvinte se lembre de um gênero mais conhecido: o Eurodance. Isso se dá pois o Italo-Disco foi o precursor para diversas outras vertentes de música eletrônica europeia, o Italo-House, Eurobeat e, também, o Eurodance.

Comentário:

Gosto muito de música disco no geral. Para mim, quando bem feito, cria-se um ritmo tentador alinhado a um caráter lustroso proporcionado por diversos elementos da instrumentação. No entanto, Electro-Disco é uma das vertentes que mais gosto. Apesar da mudança da produção original, sua natureza eletrônica não apenas traz algo refrescante ao gênero, como contribui para elevar o aspecto cativante da energia e ritmo. HI-NRG, dentre todas as ramificações que teve dentro desse subgênero, é a que mais me cativa. Justamente por potencializar algumas das minhas características preferidas desse estilo: produção eletrônica e sonoridade altamente energética.

Indicações:


No.1 In Heaven
Sparks

Disco essencial para quem quer saber o que é o Electro-Disco. Traz consigo excelentemente as características que representam seus principais subgêneros. Sintetizadores que criam um cenário musical espacial — elemento substancial do Space-Disco e que está presente em diversos momentos da obra. “Academy Award Performance” traz instrumentos eletrônicos com ritmo energético de forma sensacional, sendo uma das canções que melhor sintetiza o HI-NRG. “My Other Voice” é um exemplo ótimo da utilização do vocoder para potencializar a natureza futurística da música.

Formato: LP
Ano: 1979




Introspective
Pet Shop Boys

Além de um clássico do synthpop, é também um dos registros mais famosos de Electro-Disco. Recheado de produções eletrônicas arrebatadoras, o álbum proporciona ao ouvinte momentos muito divertidos.

Formato: LP
Ano: 1988




From Here To Eternity
Giorgio Moroder

É interessante dar uma checada na discografia de Giorgio Moroder, um dos produtores que mais trabalhou na cena, e que, por sinal, produziu No.1 In Heaven, projeto também indicado aqui. From Here To Eternity é a peça mais importante de sua discografia. O problema, entretanto, é que não está disponível na maior parte dos serviços de streaming, apenas o encontrei no YouTube.

Formato: LP
Ano: 1977




Maquillada En La Cama
Juliana Gattas

Exemplo de disco recente do gênero, Juliana Gattas, com Maquillada En La Cama, lançou um dos melhores álbuns pop de 2024 com um registro que é um eletrizante resgate do melhor do subgênero e outras vertentes da música disco.

Formato: LP
Ano: 2024




Love Lines
Nuovo Testamento

Obra fenomenal que traz o melhor do italo-disco. Canções carregadas de sintetizadores eletrônicos com atmosfera futurista alinhados à melodias europop que marcam esse registro.

Formato: LP
Ano: 2023
Davi Bittencourt

Davi Bittencourt, nascido na capital do Rio de Janeiro em 2006, estudante de direito, contribuo como redator para os sites Aquele Tuim e SoundX. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Pop e R&B.

Postagem Anterior Próxima Postagem