Clássicos do Aquele Tuim | Towards The Skullthrone Of Satan (1997)



★★★★★
5/5

No black metal belga não existem, de fato, destaques que possuam características muito únicas, diferentemente do cenário da Ucrânia, Noruega, Suécia, Finlândia, Grécia e Austrália. Nesse contexto, os amantes do black metal gostam de incluir Enthroned, banda belga, na cena de black metal alemã, juntando-a com figuras proeminentes do país como Endstille e Nyktalgia. Esse agrupamento ocorre pois a banda adota elementos do black metal alemão em sua música, e, ao fazer isso, criou um som genuinamente distinto.

O segundo álbum de Enthroned, conhecido como “Towards the Skullthrone”, foi um passo significativo em direção ao inferno. Os membros da banda, de forma muito impressionante, criaram cada faixa e cada acorde como se estivessem determinados a incendiar os pés no inferno. A característica predominante durante todo o álbum é a habilidade do grupo em habilmente combinar linhas de guitarra sombrias com tempos acelerados. A produção é bastante crua, mas destaca a guitarra, cujo som é brutal, frio e verdadeiramente maligno.

Em suas composições, encontram-se segmentos de ritmo moderado, em que a essência satânica se manifesta por meio de riffs de guitarra intensos e malévolos. A faixa "Ha Shaitan", cuja transição para um ritmo extremamente acelerado é verdadeiramente extraordinária, exemplifica isso notavelmente ao evidenciar a melodia infernal das guitarras, especialmente durante a sessão de ritmo moderado. Já “The Ultimate Horde Fights”, cuja bateria é rápida e cruel, lembra muito Drukdh, banda ucraniana do gênero.

Raramente alguma banda alcança níveis de expressão tão altos como Enthroned o fez em “Evil Church”, uma música para ser adorada, admirada e amada. A faixa é perfeitamente equilibrada entre melodias sombrias e a agressividade do black metal, sem contar o refrão, que, além de uma verdadeira jóia, é um marco na história do gênero. Além disso, “The Antichrist Summons The Black Flame” e “The Forest Of Nathrath” também exemplificam essa combinação magistral de sessões intensas de black metal com melodias obscuras e numerosas mudanças de andamento.

Embora seja o segundo lançamento da banda, recomenda-se começar a ouvir Enthroned por meio deste álbum antes de explorar as outras obras, já que ele é magnífico em sua totalidade. Cada combinação poderosa entre a guitarra e o vocalista demonstra que o espírito do metal está vivo dentro da banda; trata-se de um excelente álbum para apreciar o verdadeiro rock. Conheça mais de Enthroned e sinta-se em casa.

Selo: Blackend
Formato: LP
Gênero: Rock / Black Metal
Alícia Cavalcante

Graduanda em Química. Crítica no Aquele Tuim para as curadorias de Rock e Rap/Hip-Hop.

Postagem Anterior Próxima Postagem