Classificação AT | New Jack Swing


O guia do que fazer antes da festa acabar.

Último suspiro do pop alicerçado ao funk. A cartada final de um movimento que seria, fatalmente, neutralizado pelo apogeu canônico do hip hop. E desde então, o gênero parece ter sido alienado de sua linha do tempo, pontualmente citado ou reconhecido, como se sua presença entre 1986 e 1996 fosse puro acaso. New jack swing é o fim de uma festa, e o início de outra.

De onde o new jack swing surgiu?

O swingbeat pode ser considerado uma técnica que surge incorporando os vocais melismáticos do R&B contemporâneo, com o conhecido som de Minneapolis e lampejos de atitude do hip hop. É um gênero de fusão buscando contemplar um mercado ainda comedido, e por vezes, gentrificado.

Janet Jackson posa ao lado de Chuckii Booker, em conjunto à equipe da Rhythm Nation World Tour.

Não é insensato apontar Janet como madrinha do new jack swing — afinal, ela fez tanto pelo gênero quanto o gênero fez por ela — mas encontramos a gênese do swingbeat em formas mais cruas nos trabalhos primórdios do Full Force, e vocalistas novatas como Donna Allen e Karyn White. Todavia, o new jack swing nasce e se prolifera com seus principais produtores, a dupla Jam & Lewis e o futuro magnata Teddy Riley. Particularmente, Jimmy Jam e Terry Lewis foram talentos provindos da longa e confusa lista de pupilos de Prince, aprofundando o método com outros artistas atingidos pela “chuva roxa”, como o também protégé Alexander O’Neal.

Após serem dispensados por Prince em 1983, Jam & Lewis se estabeleceram como produtores e compositores, recrutando Alexander O’Neal quando precisavam de um vocalista para o primeiro álbum da dupla.

Em paralelo, Teddy Riley buscava lograr sucesso ao moldar o swingbeat como gênero, alcançando a primeira posição da Billboard em 1988 com “Just Got Paid”, interpretada por Johnny Kemp.

Não tardou para que, em 1991, Riley fosse o nome a encabeçar a produção de Dangerous, um álbum bastante ambicioso para alguém tantas vezes ortodoxo em sua arte como Michael Jackson. Mesmo com nomes de tal calibre estampando o movimento, sua competência e sonoridade pertencem exclusivamente à música afro-americana, de forma que os esforços das rádios mistas não impactaram a estrutura segregatória da indústria.

Os expoentes do new jack swing, em sua maioria, foram as boybands, girlbands e vocalistas masculinos do R&B contemporâneo, como Boyz II Men e Al B. Sure!, que surfaram na onda enquanto era rentável, sem abandonar a tradição de suas raízes. Aparte este tipo de aparição, poucos artistas foram fiéis ao gênero — como Chuckii Booker, mais reconhecido pela direção artística da turnê mundial Rhythm Nation do que pelos seus trabalhos solo —, se tornando natural o surgimento de one hit wonders e, mais tarde, desertores do swingbeat.

New jack swing é um interessante caso que demonstra o prazo de validade de movimentos musicais questionavelmente inorgânicos, não impedindo o nascimento de obras ímpares neste mesmo berço.

Como o new jack swing soa?

Composto em camadas, é fácil identificar. A bateria simplória em contraste com elementos basilares do funk são a herança patente do minneapolis sound; a presença onipotente do baixo norteia os hinos de festa, enquanto os vocais corpulentos acenam ao R&B contemporâneo. Vez ou outra é possível encontrar letras expressando desejos voltados à luxúria, mas nunca explicitado ao ponto de causar embaraço ao público alvo.

Seu ponto fraco foi se manter na superfície. Pode soar repetitivo, vazio, fútil; mas o que fazer antes da festa acabar? O que restou além da tentativa genuína de trazer diversão aos ouvidos, tal qual nos velhos tempos? Outros gêneros da diáspora estavam dispostos a preencher o espaço vazio que o new jack swing falhou em ocupar na sua breve empreitada.

Indicações:


Hearsay
Alexander O’Neal

A incorporação do new jack swing se apresenta mais pungente neste álbum, que propõe a imersão na jornada narrada através dos cenários sugeridos em forma de intros brilhantemente usados ao longo da obra.

Formato: LP
Ano: 1987




"Dial My Heart"
The Boys

Demonstrando a ampla faixa etária atingida, “Dial My Heart” é adorável; a produção categoricamente brinca com nossos ouvidos, harmonizando os vocais infanto-juvenis. Um deleite do início ao fim.

Formato: Single
Ano: 1988




Niice 'n Wiild
Chuckii Booker

Segundo (e último) álbum da efêmera carreira solo de Booker, Niice 'n Wiild é uma aventura lúdica que reflete a essência de seu tempo. Composto, produzido e arranjado em sua integridade pelo próprio, soa fresco e arrojado mais de 30 anos depois.

Formato: LP
Ano: 1992




"Anything (Old Skool Mix)"
SWV

O êxito luxuoso do trio adquire roupagem festiva nesta mixagem feita para as rádios. Versos do Wu-Tang Clan foram agregados num flerte confortável à sonoridade do hip hop, tornando-se um clássico instantâneo.

Formato: Single
Ano: 1994




"Just The Two Of Us"
Toshinobu Kubota & Caron Wheeler

O dueto com a inglesa Caron Wheeler serve de aperitivo para o trabalho sensível e elegante de Kubota, que manuseia gentilmente elementos do gênero.

Formato: Single
Ano: 1995
Catarina de Oliveira

Irmã perdida da Kali Uchis, Catalina Guataúba, entre outras alcunhas. Nascida em 1997, desde tenra infância alimento a paixão por gêneros musicais afrodiaspóricos. Como crítica e redatora no Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Música Hispanófona e Música do Continente Africano.

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