Crítica | MINISERIES 2


★★★☆☆
3/5

SUMIN é um nome bastante conhecido por aqueles que exploram o k-pop para além das lentes do sistema trainee de idols e das grandes companhias. De fato, há muitas dúvidas quanto à classificação do espaço em que ela se encontra inserida, pois a partir de meados da década de 2010 foi criado um braço quase oposto à hegemonia que o pop sul-coreano representa; vários solistas começaram a abandonar a cultura idol, focando em sons distantes daqueles feitos pelos grupos.

SUMIN talvez seja um dos nomes que mais se destacou nessa seara de novos artistas cuja intenção principal era deslocar ideias que ultrapassassem o método de produção do k-pop. Mesmo apresentando o pop com carta branca, seus discos e os de outros nomes, que incluem gêneros como o hip hop, ainda eram vistos como demasiadamente underground, e essa era a graça de tudo isso, pois quem poderia imaginar que, por baixo de toda uma indústria, haveria alguma manifestação não comercial respirando e abrindo caminhos importantes?

Hoje, grande parte das tendências do k-pop existe graças a artistas underground que, além de despertarem a criatividade de produtores de grandes e médias empresas, também servem de influência, como vemos claramente em MINISERIES 2, disco de SUMIN em dueto com Slom, sequência do trabalho deles de 2021. A obra traz muitas novidades, como uma expansão das alucinações jazzísticas ao estilo de 9m88, além da reinterpretação de alguns maneirismos neo-soul, apresentados aqui como pequenas explicações sobre o que essa dupla está explorando.

Até a bossa nova é incorporada, algo que já era uma tendência no k-pop há muito tempo, com artistas como Zion.T, Colde e IU fazendo um som parecido. Mesmo sem inovar durante o intervalo entre a primeira e a segunda parte deste projeto, desde então, pouca coisa mudou para SUMIN e Slom. No k-pop em si, a influência de ambos é clara, expandindo-se para o R&B dos anos 90 e 2000, além de referências ao Y2K, que guiou os caminhos de artistas recentes como NewJeans. MINISERIES 2, então, assume a responsabilidade de dar continuidade a todas essas questões que profundamente envolvem um lado muito interessante do pop coreano e que merece ser desbravado.

Selo: Standard Friends
Formato: LP
Gênero: Música do Leste e Sudeste Asiático / R&B, K-Pop
Matheus José

Graduando em Letras, 23 anos. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

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