Crítica | Sentir Que No Sabes


★★★★☆
4/5

A artista, compositora e cellista guatemalteca Mabe Fratti lançou seu primeiro disco, Pies sobre la tierra, em 2019. Fratti, radicada no México, tem com a sua artisticidade atravessamentos da música experimental e clássica, guiada pelo seu cello, seu principal instrumento. Desde o final dos anos 2010, Mabe lançou mais outros três álbuns solo que ganharam a atenção por tangentes experimentais feitas de forma passional e luminosa. Em 2023, a cellista lançou, junto de Héctor Tosta, o disco Vidrio, formando-se o duo Titanic. Neste álbum, os artistas exploravam o pós-rock, ou o pós-pop, e a criação de texturas atmosféricas, com inspiração direta do Talk Talk.

Sentir Que No Sabes, recente trabalho de Mabe Fratti, continua com essa visão pós-modernista de fazer música, mas de uma maneira diferente dos seus trabalhos anteriores. A faixa inicial, “Kravitz”, que abre o disco, foi o primeiro single desta nova fase, e nela é perceptível a nova direção mais pop que a artista toma. Ao contrário de seu segundo trabalho, Será Que Ahora Podremos Entendernos, que era puramente experimental e hermético, em Sentir Que No Sabes, Fratti acrescenta batidas e grooves a sua música. Como é o caso do outro single, apresentado nas últimas semanas, “Enfrente”, com um beat e orquestra à la Portishead, com sua dramaticidade ímpar.

Fratti se encontra em seu auge vocal e artístico, cada vez mais segura de como usar suas referências musicais, nunca de uma forma derivativa e “que lembraria algum artista mais antigo”. Há alusões a Arthur Russell, David Sylvian, Laurie Anderson, Terry Riley, mas nunca de uma imitação. Apesar desta segurança vocal transmitida nas produções, é o oposto do momento em que Fratti está. Líricamente, Fratti trabalha com a incerteza do momento de sua carreira e vida. As ideias podem florescer a partir das dúvidas e dos questionamentos quanto a nós mesmos, a quem somos. Aqui que Sentir Que No Sabes surge.

“Eu comecei a pensar no verbo “sobrepor” e nas implicações que esse verbo traz em momentos de intenso trabalho em diálogo com outras pessoas e como ideias podem sobressair acima de outras”. Isso é o que Fratti trata na divulgação do álbum no Bandcamp. Da interrogação de como ela poderia seguir após o árduo trabalho de quatro álbuns em um pouco mais de cinco anos, surge o paradoxo deste ser o seu trabalho mais certeiro e coeso e um destaque em sua discografia.

Selo: Unheard of Hope
Formato: LP
Gênero: Experimental
Vinicius Corrêa

Estudante de Jornalismo, 22anos. É colunista da Agência UVA e apaixonado por música. Faz parte da curadoria de Experimental, Eletrônica e Funk e Folk e Country do Aquele Tuim.

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