Crítica | SMILE! :D


★★★★☆
4/5

SMILE! :D representa uma grande mudança de direção artística em comparação aos projetos anteriores do artista. Se Nurture apresentava o synthpop sonhador que colocava o ouvinte em um estado de serenidade semelhante ao que a capa do álbum — com Porter Robinson deitado em um campo de flores — transmite, seu novo trabalho explora o universo do rock, mesclando-o com o eletrônico característico do produtor.

O resultado é eletrizante. As músicas são marcadas por referências emo, acompanhadas por ritmos de rock dançantes e divertidos, que são potencializados pelo uso dos sintetizadores. “Knock Yourself Out XD”, faixa introdutória, exemplifica bem essa característica: o emo se destaca aqui, combinando com sintetizadores que emulam a bit music, funcionando excelentemente devido ao caráter descontraído da canção. As faixas “Cheerleader” e “Perfect Pinterest Garden” elevam a excelência na criação de uma sonoridade que mistura o EDM e o rock. Ambas têm uma abordagem centrada no new rave, com os grooves que remetem ao dance-punk, acompanhados de eletrônicos que criam uma energia sedutora. “Russian Roulette” apresenta uma curiosa justaposição entre o rock suave e emotivo e o trance eufórico; a faixa se torna mais leve após o primeiro refrão, mas é na ponte que a construção para o drop animador que a canção efetivamente ganha forma.

Não é apenas em “Russian Roulette” que o rock é apresentado de forma mais leve; há outros momentos em que essa sonoridade é adotada, oferecendo uma alternativa ao tom intensamente animado do álbum. “Year Of The Cup” e “Is There Really No Happiness” são exemplos fascinantes na construção musical das emoções em que a melancolia é notavelmente transmitida. Na primeira, as guitarras e o piano evocam um tom triste, enquanto a segunda, através dos sintetizadores encantadores e das baterias fortes, transmite uma intensidade ao aspecto melancólico. Além disso, nas composições, Porter Robinson frequentemente explora sua relação com o público. Em “Knock Yourself Out XD” ele responde àqueles que se preocupam excessivamente com o artista mesmo quando não gostam de sua música, sugerindo que poderiam simplesmente optar por não ouvi-lo. Por outro lado, “Cheerleader” e “Russian Roulette” abordam a interação com os fãs.

Os momentos em que Porter revela mais vulnerabilidade são os mais impactantes do ponto de vista lírico. “Easier To Love You”, é a melhor letra do álbum, em que ele descreve um relacionamento onde uma das partes se vê de forma negativa. O artista expressa, com um tom triste, as dificuldades de manter o relacionamento e como seria mais fácil se essa pessoa visse de forma positiva quanto ele a vê. Curiosamente, a faixa pode parecer que fala de outra pessoa, mas na verdade é uma profunda reflexão sobre seu próprio autojulgamento. Já “Is There Really No Happiness” apresenta Robinson de forma dramática, expressando seu desejo de voltar a ser quem era no passado. A música é eficaz porque ele consegue transmitir de forma convincente o drama e a melancolia para o ouvinte.

Embora eu acredite que Porter Robinson se saia melhor quando se concentra totalmente em eletrônicos, a busca por um som mais rock em SMILE! :D é muito bem-sucedida. Este registro pode apresentar um distanciamento do seu antigo projeto, mas as características que tornavam seu EDM extremamente lustroso são mantidas a partir da habilidade do produtor de transmitir suas emoções de forma excepcional.

Selo: Mom+Pop, Sample Sized
Formato: LP
Gênero: Pop / Indietronica, Eletropop, Pop Rock
Davi Bittencourt

Davi Bittencourt, nascido na capital do Rio de Janeiro em 2006, estudante de direito, contribuo como redator para os sites Aquele Tuim e SoundX. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Pop e R&B.

Postagem Anterior Próxima Postagem