★★★★☆
4/5
4/5
Faz o M, novo álbum de estúdio de DJ MAVICC, é um exemplo perfeito das evoluções estéticas do funk paulista, destacando-se como uma verdadeira liturgia dos bailes. Com uma produção que explora samples de forma contida e longe da total obscuridade do beat bruxaria (embora presente aqui em momentos como “Autobruxaria”), o DJ cria seu próprio mundo de dissonância, absurdos sonoros e líricos, sem deixar de lado a fusão com infinitos modelos de beats que estreitam laços entre o passado, presente e futuro do gênero.
Por meio de faixas como “Bonde Vai Maltratar” e “Bota pra Brincar”, DJ MAVICC demonstra um talento para destrinchar algumas características que de certa forma compõem diferentes estágios do funk, seja pelos instantes eletrônicos, quase trance, da primeira; seja pelo canto árabe da segunda, carregando juntas dois elementos que aparecem aqui como uma verdadeira homenagem. É isso, de fato, que diferencia Faz o M; a forma como o MAVICC caminha em diferentes direções o tempo todo, mas mantém uma certa singularidade de recursos que apontam para momentos importantes no espaço em que está inserido.
Faz o M também ganha força ao representar a fluidez constante de ideias importantes para o contexto dos bailes, que reúnem um grande número de pessoas, fazendo com que os DJs explorem o máximo de sons possíveis dentro da paleta do funk para contemplar um pouco de tudo. Essa visão dá ao álbum uma variação única de temas, sem deixar de ser compreensivo com a maneira como isso é feito — é o que chamariam de riqueza musical. É essa combinação de homenagear a cena e ainda ter peso suficiente para encantar o público, que faz de Faz o M um exemplo quase didático das evoluções estéticas do funk, tanto para se ajustar, quanto para estabelecer algo novo. É imperdível.
Selo: HINO DOS BAILES
Formato: LP
Gênero: Funk / Mandelão, Beat Bruxaria