Crítica | 13" Frank Beltrame Italian Stiletto With Bison Horn Grips


★★★☆☆
3/5

É interessante que a banda, em espaços como o Bandcamp, use marcadores como "eletrônica" em vez de apenas "experimental" ou "rock" para atrair, ou simplesmente adaptar, o ouvinte ao som que eles produzem hoje. E é fato que as explorações estéticas que eles fizeram ao longo da carreira tornam esse avanço em diferentes classificações possível.

13" Frank Beltrame Italian Stiletto With Bison Horn Grips parte exatamente dessa exploração que, nos últimos álbuns da banda, como Oh No e Ignore Grief, se limitou a uma repetição de ideias acomodadas no peso do histórico que o catálogo sob o nome Xiu Xiu já havia consagrado e, por isso, esses discos pareciam se conter em vez de se expor ao que, talvez, seja novo... e velho, por que não?

Nesse contexto, 13" Frank Beltrame Italian Stiletto With Bison Horn Grips parece ser mais assertivo em unir o que já é prática habitual de Xiu Xiu com algo que multiplica o que parece ser um diferencial – no caso, a verdadeira pretensão que flui por provocações de estrutura e ritmo, como em “Pale Flower”, que tem de inventividade o que também tem de comum.

A música peleja pelos vocais de Jamie Stewart, que a essa altura parecem mais próximos do que nunca dos de Michael Andreas. O potencial, por sua vez, se torna evidente à medida que mutilações eletrônicas, sufocadas por gritos e ruídos em completa dissonância, parecem criar uma espécie de ritmo psicodélico, com versos falados e instrumentação densa.

É o resumo perfeito de 13" Frank Beltrame Italian Stiletto With Bison Horn Grips, mesmo que não seja uma demonstração completa de quão dispersa a banda está agora, longe de estar perdida em seu próprio histórico ou impedida de mostrar, mesmo que minimamente, um avanço artístico que seja definitivamente capaz de despertar interesse dos que se viram distantes do choque causado por eles no passado.

Selo: Polyvinyl
Formato: LP
Gênero: Experimental / Rock, Eletrônica
Matheus José

Graduando em Letras, 23 anos. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem