Crítica | “Dancing In The Flames”


★★★★★
5/5

The Weeknd, nos últimos anos, tem conquistado grande êxito no synthpop, tornando-se uma referência no pop atual por sua habilidade em utilizar sintetizadores que dialogam com as tendências da indústria musical dos anos 80. Ele construiu uma identidade forte em sua produção, marcada por um tom noturno incorporado aos synths lustrosos e divertidos. No entanto, cada era trouxe algo diferente, mesmo pautando-se primariamente no pop oitentista, apresentando um aspecto refrescante para sua obra. Se “Blinding Lights”, de After Hours, mergulhava profundamente no synthwave, “Take My Breath” e “Sacrifice”, de Dawn FM, traziam referências do nu-disco e synth-funk, respectivamente.

Recentemente, o cantor anunciou seu novo álbum, Hurry Up Tomorrow, parte dessa saga de lançamentos iniciada em 2020, com After Hours. Como primeira amostra dessa nova fase, ele lançou “Dancing In The Flames”. Nesta música, The Weeknd traz uma nova nuance para seu synthpop, incorporando influências das discotecas dos anos 80 com o freestyle, vertente dance-pop que dominava os clubes da época e se inspirava muito no electro.

A melodia animadora dos sintetizadores incessantes, junto ao baixo e a bateria sedutora, constroem uma energia instigante que consegue evocar excelentemente a atmosfera dançante das melhores músicas do ritmo nos anos 80. Enquanto isso, o artista canta sobre um amor que enfrenta diversas adversidades. A junção da parte lírica com o som dançante desenvolve uma imagem perfeita da metáfora da canção de “dançar nas chamas”. Esta é mais uma demonstração da maestria de The Weeknd ao trabalhar de forma cativante com referências do pop eletrônico da década de 80.

Selo: Republic
Formato: Single
Gênero: Pop / Synthpop, Dance-Pop
Davi Bittencourt

Davi Bittencourt, nascido na capital do Rio de Janeiro em 2006, estudante de direito, contribuo como redator para os sites Aquele Tuim e SoundX. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Pop e R&B.

Postagem Anterior Próxima Postagem