★★☆☆☆
2/5
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Em um álbum de regravações de diversos clássicos de obras musicais e da música pop tradicional, Lady Gaga celebra o seu próximo filme, Joker: Folie à Deux. Com treze faixas, a americana mergulha em canções de jazz vocal que remetem aos seus álbuns colaborativos com o cantor Tony Bennett.
O problema é que Gaga tenta aproveitar ao máximo sua personalidade célebre explorando esses estilos que, querendo ou não, são menos “comuns” no pop em larga escala, o que a faz soar apelativa demais dado o contexto que envolve um filme, uma escassez de materiais completos (seu último álbum é de 2020) e alguns spoilers do que seu sétimo disco, o LG7, pode vir a ser. Em alguns pontos do álbum, tudo parece uma piada – deveria se encaixar no conceito, certo? –, como em “Oh, When The Saints” e “If My Friends Could See Me Now”.
As faixas são abordadas de forma rasa, não conseguindo se aprofundar tanto quanto a cantora gostaria com esse projeto o fizesse. As duas únicas faixas inéditas, “Folie à Deux” e “Happy Mistake”, estão entre as melhores, dando um toque mais diferente e autêntico à lista de treze músicas. É bem perceptível que as faixas que são regravadas contrastam com as originais da cantora.
Harlequin é inofensivo, mas desnecessário e artificial. E mesmo que fosse para ser apenas um companheiro do segundo filme do Coringa, foi uma tentativa ruim, ainda mais por nem ser a trilha sonora oficial da produção visual.
O projeto pode ter uma boa organização e ornamentação, mas não passa de um álbum forçado, mediano, disponibilizado de qualquer jeito apenas para ser consumido de forma voraz devido à falta de lançamentos de Gaga – a mesma coisa que aconteceu com seu último single, "Die With a Smile". Era melhor que a Lady Gaga ficasse apenas na mitomania sobre os bastidores do filme do que lançar este álbum.
Selo: Interscope
Formato: LP
Gênero: Pop / Vocal Jazz