Crítica | “iNSTEAD!”


★★☆☆☆
2/5

A cena de rock na Coreia do Sul tem uma história longa e interessante — assim como em qualquer lugar do mundo, diga-se de passagem —, bandas como Crash, Sinawe, Black Hole, Madmans Esprit, Vassline e até a fase nu metal de Seotaiji, exprimem o que há de mais “rebelde” no país, tendo ou não ligação com questões políticas, mas sempre assustando um pouco o público. Nem só de gutural se sustenta o rock, existem camadas, gêneros no próprio gênero. Folk rock, pop-rock, nu metal, shoegaze, gótico, etc. E, definitivamente, Xdinary Heroes está no âmbito mais sem graça e k-pop de todos.

A parte mais interessante da música “iNSTEAD!” é a participação do cantor veterano Yoon Do Hyun. E não, não é porque ele canta justamente gutural, um rock mais “pesado”, mas pela construção da própria música e a banda na totalidade. O k-pop se apropriou de vários gêneros musicais além do “pop” e transformou tudo em uma fórmula genérica de reprodutibilidade técnica musical. O que aparece em “iNSTEAD!” também pode ser encontrado nas outras faixas da banda da JYP, como músicas de grupos de k-pop que já exploraram o rock, seja por questões estéticas ou musicais. O real diferencial é o gutural de Yoon Do Hyun. É um rock legal, mas é só mais uma música.

Ninguém precisa inovar, a fórmula existe porque funciona, mas parece que ninguém está disposto a explorar as nuances de gêneros que fujam um pouco do padrão, ou do que será mais aceito pelo público. A música se sustenta em uma grande mistura de k-pop da quarta geração com acordes de guitarra e é isso. Bem-vindos à “k-popficação” do rock! Apesar dos pesares, “iNSTEAD!” destoa simplesmente por estar inserido na cena atual do k-pop, e é interessante, tem camadas, mas não deixa de ser batida por causa disso.

Selo: JYP Entertainment
Formato: Single
Gênero: K-Pop / Música do Leste e Sudeste Asiático, Rock
beatriS

Bibliotecário nas horas vagas. Faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Rock e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem