★★★★☆
4/5
4/5
Nilüfer Yanya é um nome emergente do indie rock mundial. A artista inglesa descendente de turcos, barbadenses e irlandeses, tem 29 anos, iniciou sua carreira publicando demos no Soundcloud. Hoje, a cantora e compositora tem três álbuns de estúdio, alguns EPs e a invejável consistência em seus trabalhos desde os primórdios. Em 2024, Yanya apresentou My Method Actor, terceiro disco de estúdio, que é o melhor de sua crescente discografia, aprimorando em qualidade, estilo e composições.
Seu último trabalho, Painless, de 2022, era um throwback do indie rock dos anos 2000, com referências diretas ao revival pós-punk, mas com uma virada mais séria do art rock. Foi um passo mais focado para um disco, ao contrário de seu primeiro álbum, o eclético Miss Universe de 2019. Em My Method Actor, Yanya junta um pouco desse dois discos. Há muito do indie rock, alavancado com mais barulhos em faixas como “Like I Say (I runaway)” e “Method Actor”.
O despojamento indie é presente na primeira metade deste terceiro trabalho. A segunda metade é disruptiva, artsy e mais séria, atravessada por orquestra, elementos eletrônicos e folk. Isso poderia cair numa bagunça de planejamento, mas os detalhes alinham este trabalho coeso e significativo graças a genialidade de Yanya e seu produtor Wilma Archer. A artista apresenta interpretações verdadeiras e profundas. Ela possui um dos timbres mais ricos da música contemporânea, como se Sade tocasse em alguma realidade com Pavement ou Pixies.
My Method Actor expande mais os panoramas artísticos de Nilüfer Yanya, que só cresce enquanto uma artista num meio do rock em que há muita saturação ao longo dos anos. Seu som é fresco, inspirado e revigorante e é um dos mais interessantes do estilo.
Selo: Ninja Tune
Formato: LP
Gênero: Rock / Indie Rock, Art Rock