Crítica | Normal Sounds


★★★☆☆
3/5

Uma constante do field recording, a oposição à gravação convencional de uma dada atividade musical, nunca deve ser – ou precisa ser – absoluta. Isso porque a música, quando se vale de uma certa vanguarda, precisa de pouca preocupação com o meio. Normal Sounds, de Lia Kohl, explica o porquê.

Aqui, a artista vai além tanto das gravações de campo quanto de suas marcas na música ambiente e eletrônica. Ainda que o material seja uma sinfonia completa da coleção de momentos registrados e guiados por ela como música, ainda há espaço para a instrumentação (violoncelo) na construção de melodias e ritmos – como faz em “Ice Cream Truck, Tornado Siren”, faixa que leva o som do caminhão de sorvete de algo tão coletivo para algo tão pessoal e, ao mesmo tempo, nostálgico.

É por isso que Normal Sounds, mais do que apenas capturar, o faz com uma essência muito específica de valorizar aquilo que, gostemos ou não, muitas vezes escapa à vista por ser tão corriqueiro. É como se, de alguma forma, nós fossemos empurrados e obrigados a notar os detalhes, perceber os arredores e visualizar, em tensão com a realidade, os espaços explorados e exibidos aqui.

Selo: Moon Glyph
Formato: LP
Gênero: Experimental / Música Ambiente, Field Recording
Matheus José

Graduando em Letras, 23 anos. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem