Clássicos do Aquele Tuim | Elis, Essa Mulher (1979)


★★★★★
5/5

Essa Mulher é um dos pontos altos na carreira de Elis Regina. Com a presença de gigantes como Hélio Delmiro, Ary Piassarolo, César Camargo Mariano, Paulinho Braga, Chico Batera e Joyce, que assume o violão na faixa título, o 16º álbum de estúdio da Pimentinha ainda traz nas composições nomes mais fortes: Baden Powell, Paulo César Pinheiro em "Cai Dentro", João Bosco e Aldir Blanc na pesada "O Bêbado e o Equilibrista", João Nogueira em "Eu Hein Rosa!" e Cartola em "Basta de Clamares Inocência".

Quer a cereja escondida neste bolo? Cauby Peixoto dá as caras em “Bolero de Satã”. Podem falar que Cauby é música de vó, mas é inegável que a voz do Professor, como era chamado, era brilhante. No YouTube roda uma fita demo com os dois brincando com as vozes. Mesmo sem palavras, é emocionante vê-los interagindo.

Seja com a sua voz fazendo soldadinhos e comandantes tremerem na base em "O Bêbado e o Equilibrista", ou dando um tapa na cara em “Basta de Clamares Inocência”, Elis toma posse dessas faixas, dando um nível que nem seus compositores conseguiram, apesar de suas versões também serem lindas.

Em “Eu Hein Rosa”, tem um momento que Elis busca a nota mais alta que assusta. Não se pode esquecer a frenética “Cai Dentro” com a frase “Se você gosta de samba, se encosta e vê se dá!”. “Pé Sem Cabeça”, de Danilo Caymmi, é um samba redondinho, com Elis dando outra aula. O álbum ainda fecha com a composição de Tunai, irmão de João Bosco, “As Aparências Enganam”. Alta classe na composição e produção, uma voz monstruosa… Essa Mulher na verdade é forte, maravilhosa e uma pérola na história da MPB.

Selo: Warner Bros. Records
Formato: LP
Gênero: MPB / Samba
Victor Persico

Nascido em Santos (SP), formado em Jornalismo e estudante de Publicidade e Propaganda, social media e colecionador de discos. Crítico, colunista e redator, já colaborou com outros blogs culturais, fazendo coberturas, resenhas e entrevistas, sendo também administrador do Som na Vitrola no Instagram. É redator do Aquele Tuim, fazendo parte da curadoria de Rock.

Postagem Anterior Próxima Postagem