Clássicos do Aquele Tuim | Taught By Experts (1976)


★★★★★
5/5

Escrevi cinco vezes até chegar neste texto para poder falar de Taught By Experts, o quarto álbum de estúdio de Peter Allen.

Antes de mais nada, uma leitura dinâmica sobre quem foi Peter Allen: australiano, primeiro marido de Liza Minnelli, 33 anos de carreira, 10 álbuns, sendo dois ao vivo, faleceu de câncer na garganta relacionado à AIDS, sendo um dos primeiros astros australianos a ter falecido da doença. Foi feito uma peça sobre sua vida onde quem assumia o papel de Peter era Hugh Jackman.

Essas linhas não chegam perto da grandeza de quem foi Peter. Não tão diferente de seu carisma, Taught By Experts se mostra um álbum totalmente íntimo, divertido, bem trabalhado e ainda traz as participações Jim Gordon do Derek and The Dominos, Herb Alpert e Dusty Springfield, Brenda Russell e Lesley Gore nos backing vocals.

São 11 faixas onde Peter fala desde a mudança da cidade para a fazenda, querendo “cultivar coisas até o céu, criar asas e aprender a voar, sentindo vontade de criar raízes novamente" em "Puttin' Out Roots" ou até o seu smash hit “I Go To Rio” e o cover de “The More I See You”, faixa de 1945, já gravada por Nina Simone, Bobby Darin, Chris Montez, que ganha uma repaginada com um timbre extremamente leve e limpo.

Para “She Loves To Hear The Music” em um êxtase broadway-niano, conta a história de uma secretária de uma pequena gravadora que ama música. Ama tanto que todos os homens que passam por sua vida são nada. A emoção toma conta em “Quiet Please, There’s a Lady On Stage”, em que Peter faz uma bela homenagem para sua ex-sogra: Judy Garland.

Pode-se dizer que Peter tem toda a audácia de Elton John, a sensação de Randy Newman, a grandeza de Bob Fosse e Gwen Verdon; contudo, ele tem uma sua própria impressão digital. A porta para conhecer, entender e até encantar-se encantar com Peter Allen está aberta neste álbum. Na verdade, escancarada. E já fica o aviso: é muito fácil se encantar por ele.

Selo: A&M Records
Formato: LP
Gênero: Pop
Victor Persico

Nascido em Santos (SP), formado em Jornalismo e estudante de Publicidade e Propaganda, social media e colecionador de discos. Crítico, colunista e redator, já colaborou com outros blogs culturais, fazendo coberturas, resenhas e entrevistas, sendo também administrador do Som na Vitrola no Instagram. É redator do Aquele Tuim, fazendo parte da curadoria de Rock.

Postagem Anterior Próxima Postagem