Crítica | 3000


★★★★☆
4/5

Dividindo os continentes Europeu, Africano e Asiático, porém também unindo essas diferentes regiões com culturas diversas, o Mar Mediterraneo é uma importante rota para entender as referências do artista espanhol Nusar3000, que ao unir inspirações que fazem parte de sua vivência mediterrânea e ao longo do globo terrestre, entrega uma coletânea de recortes sonoros em seu primeiro trabalho completo, 3000.

Nusar3000 talvez seja um nome familiar para quem ouviu recentemente os trabalhos de Lua de Santana e Nathy Peluso, o espanhol deu fortes contribuições para o trabalho de ambas, trazendo produções ousadas e cheias de originalidade que facilmente ao escutar podemos sentir a familiaridade, seja pelo uso divertido do funk ou usos de música iraniana – uma esponja viva que absorve e transforma tudo aquilo que escuta em algo próprio.

Não seria de forma alguma exagero destacar como 3000, seu primeiro disco, está à frente do tempo por carregar em seu escopo a base do que é a música de nusar, que se manifesta como uma colcha de retalhos e incorpora tecidos de estampas diversas. E isso, por sua vez, se deve à sua experiência no meditarraneo, das músicas que escutava durante sua infância e a tudo aquilo que desbravou sozinho — são coisas que sedimentam sua criação e transporta também ao ouvinte seu rico gosto pela música e o conhecimento desta. Em uma entrevista para a revista office nusar, ele declarou:

[...] Estou tentando reinterpretar e dar um espaço de importância à herança cultural de todos esses modos de vida. E isso está misturado com os diferentes lugares para onde tenho viajado ao redor do mundo[...]


E é algo perceptível ao longo das oito faixas que compõem o projeto: Nusar concentra todas essas referências para criar sua música. O exemplo claro de como funciona essa fusão, se manifesta em um dos grandes destaque do disco: “ROSA DE JERICÓ", em que ele condensa flamenco, rock progressivo e elementos percussivos da música do Oriente Médio; tudo isso sendo embalado pela linda voz de Israel Fernández que em meio ao conjunto de culturas declama seus versos, amálgama que se repete também em sua fusão magnífica de funk, cumbia e perreo na deliciosa “TAUSERT”.

Selo: rusia-idk
Formato: LP
Gênero: Experimental / Música Latina / Hispanófona
Joe Luna

"Graduando em Economia Ecológica pela UFC, 23 anos. Educador ambiental e redator no Aquele Tuim, onde faço parte das curadorias de MPB, Pós-MPB e Música Brasileira e Música Latina/Hispanófona."

Postagem Anterior Próxima Postagem