Crítica | Depth


★★★☆☆
3/5

YUTA andou pelo vale da sombra da morte e não temeu pois o j-rock estava com ele desde que o seu cover de “Honey”, da popular banda japonesa L’arc-en-ciel, viralizou nas redes sociais, investiu em seu interesse na cena do rock no Japão e então Depth nasceu, não apenas como uma tentativa de inserir o rock no k-pop, mas como uma ruptura entre o YUTA idol e o YUTA do rock japonês, que, no mini-álbum, ainda performa uma faceta do k-pop.

Os nomes creditados em Depth — que já trabalharam com bandas de rock estadunidenses, como Pierce the Veil — mostram o cuidado em se debruçar no rock como gênero, não como uma estética simples e usual. Mesmo que YUTA seja japonês, e o disco tenha uma pegada rockstar, a musicalidade total apresentada soa como uma banda ocidental, o que não é exatamente um problema, apenas um ponto, já que não há nomes japoneses ligados ao rock na produção. Mas, há muitos nomes ligados ao k-pop e até ao pop japonês.

O single principal, “Off the Mask”, é uma faixa rockstar, você consegue visualizar as unhas pintadas de preto, o lápis de olho borrado, o emo, o hard rock, a calça rasgada. É algo que soa como rock, e bebe da fonte. “Save You” é a mais agressiva, com gutural e um ritmo constante de arranjos da guitarra. As demais faixas são mais tranquilas, um rock mais romântico que em algum momento vai tocar numa cena de separação de um dorama. A chuva caindo, o vocal melancólico, as lágrimas pretas manchadas pelo lápis de olho. Depth é um grande respiro em meio a uma tendência da indústria do k-pop em tratar o rock com demasiada superficialidade estilística, e não como um gênero musical.

YUTA conhece vários artistas japoneses do rock, e eu espero que em breve eles possam fazer alguma colaboração. Artistas veteranos, que fizeram parte do repertório pessoal de YUTA durante sua formação. Que os deuses do rock protejam esse idol, e que o k-pop não entre em seu caminho.

Selo: AVEX
Formato: EP
Gênero: Música do Leste e Sudeste Asiático / Rock

beatriS

Bibliotecário nas horas vagas. Faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Rock e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem