Crítica | Ensaios da Anitta


★★☆☆☆
2/5

Anitta, aos poucos, vinha se moldando à indústria americana, lançando “pseudo-funks” ou reggaetons para um público que, por mais que tivesse empatia por ela, não havia a acolhido 100%. Ensaios da Anitta, seu disco de carnaval, é a grande retomada da cantora pro mercado brasileiro, sendo um grande amálgama de estilos que dominam o pop nacional e que, ora diverte, ora desagrada pela fórmula já bastante cansativa de buscar uma identidade sonora que combine com suas investidas cada vez mais superficiais, da qual ela nunca parece abrir mão, mesmo quando canta totalmente em português com ritmos arrastados como sertanejo e bregadeira.

Anitta convidou diversos artistas de diferentes nichos musicais para esse disco – praticamente o álbum inteiro. Entretanto, o que torna este LP pobre é o uso de elementos que são tão descaracterizados por ela, que se tornam, em muitos casos, sem personalidade. Mesmo que a intenção fosse serem músicas para o período carnavalesco, ainda falta algo que as faça prender a atenção do público, o que é o oposto do que Ivete Sangalo e Ludmilla fizeram em sua última parceria, “Macetando”.

Contudo, ainda há momentos em que Anitta demonstra, pasmem, uma certa inventividade. Na segunda metade, vemos a artista explorar sons que distanciam da sua carreira, mesmo estando em uma margem pop. Onde ela utiliza de manejos líricos que se tornam engraçados e explícitamente pontuais (“Capa De Revista”) e outros que remetem a funks debochados, mas que não cansam de ser sexy (“Chata Pra Caralho”). No geral, Ensaios da Anitta é uma bagunça no armário em que, às vezes, encontramos 20 reais.

Selo: Republic
Formato: LP
Gênero: Pop

Lu Melo

Estudante de Jornalismo, 18 anos. Amante da música e da cultura pop desde a infância. Escreve para o Aquele Tuim, integrando a curadoria de R&B e Soul.

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