★★★☆☆
3/5
Em diversos mercados fonográficos espalhados por África, os coletivos musicais são formações preponderantes — ora, não há nada mais plural que essa reunião artística, que ganha características tão próprias. Les Amazones d’Afrique, por exemplo, surge há dez anos atrás em Bamako, Mali, e reúne uma parte considerável das grandes artistas femininas do continente, com uma mensagem clara de fortalecimento mútuo, igualdade de gênero e uma crítica ao rótulo de “world music”.
Enquanto articulação criativa, o terceiro álbum do coletivo é uma extensão das suas convenções mais indispensáveis. As diversas vertentes da mande music, termo guarda-chuva que se encarrega de contemplar os gêneros tradicionais do Mali, com a música pop continuam presentes aqui, mas também recebe influências de hip-hop e trap — e parte disso se deve à parceria com Jacknife Lee.
Musow Danse se desdobra em doze canções cheias de energia e gingado, que eletrizam e, ao mesmo tempo, dão a percepção da riqueza de ritmos que estão aqui presentes. É fascinante que ele consiga ser tão cativante que nos faz pensar em algo que o antagoniza, a monocultura da música pop ocidental, e em como ela consegue ser tão estéril — adjetivo esse que Les Amazones d’Afrique jamais poderá carregar.
Selo: Real World Records
Formato: LP
Gênero: Música do Continente Africano / Electropop, Mande Music, Synth Funk