Crítica | OS GAROTIN DE SÃO GONÇALO


★★★★★
5/5

Dizer que Os Garotin têm o molho é eufemismo. Em OS GAROTIN DE SÃO GONÇALO, primeiro álbum do trio, Anchietx, Leo Guima e Cupertino se mostram encharcados de talento, bom gosto e paixão. O disco mescla influências de soul, R&B, samba e MPB, com inspirações notáveis que vão de Sandra de Sá a Tim Maia. Não é de se estranhar as indicações do grupo ao Grammy Latino deste ano nas categorias de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, Artista Revelação e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.

A paisagem sonora pintada no projeto é encantadora ao arrancar a mais pura nostalgia do R&B dos anos 80 sem correr o menor risco de soar datado. A produção é polida sem ser higienizada, com uma mixagem carinhosa que é um afago no canal auditivo. Sintetizadores charmosos, linhas de baixo cretinas e muitos trompetes, trombones e saxofones triunfantes são encaixados confortavelmente em seus respectivos lugares.

Com uma progressão fluida ao longo do álbum, cada faixa apresenta elementos próprios marcantes que as diferenciam das demais de forma quase instantânea. Em “garota”, a produção se aproveita de pausas e breves silêncios como gatilhos para impulsionar ainda mais o groove inescapável da faixa — gostosa! Enquanto isso, um riff de guitarra estonteante emerge em “violão amarelo” e uma melodia camarada e praieira de violão deixa seus encantos em “vini jr.”

Mesmo com harmonizações etéreas e uma sinergia única, os membros do trio conseguem brilhar individualmente e apresentar qualidades próprias e genuínas. Leo Guima chama atenção por sua voz rasgada e visceral que acrescenta textura aos coros, enquanto Cupertino suaviza o grupo com seus vocais doces e macios. Já Anchietx se destaca por sua versatilidade ao alternar entre cantos confortavelmente maduros e versos de rap melódicos que lembram os melhores momentos de Marcelo D2.

Com romance, safadeza e contemplações sobre a vida em São Gonçalo, o álbum de estreia consolida o trio de garotinhos como uma das revelações mais cativantes da música nacional nos últimos anos. As indicações ao Grammy Latino parecem ser apenas uma parte do presságio de “em nome da paz”: “Os Garotin de SG pro mundo inteiro”.

Selo: MangoMusik
Formato: LP
Gênero: Soul / Neo Soul, R&B
Tobia Ferreira

Emo de banho tomado e quase jornalista cultural. Graduando em Jornalismo pela USP e repórter do Aquele Tuim, em que faz parte das curadorias de Funk e R&B e Soul.

Postagem Anterior Próxima Postagem