Crítica | “TXAI PUKE RUAKEN”


★★★★☆
4/5

Em “TXAI PUKE RUAKEN”, temos uma demonstração do que a música pode oferecer de melhor. Este é o segundo single do projeto Txai Band, que une elementos da música ocidental com as tradições do povo Huni Kuin. A produção foca em criar uma atmosfera confortável e relaxante, objetivo que é plenamente alcançado.

As vozes dos artistas TUYN KAYA e MAWA HUNI KUIN são fundamentais para o brilho dessa faixa, e o uso da poesia tradicional, combinado com uma instrumentalização delicada e a presença das congas, traz um elemento-chave à música. Essa composição cria uma atmosfera que dá a impressão de estarmos sendo movidos por sons envolventes, resultando em um abraço reconfortante. Em paralelo, a gravação dos instrumentos e da voz dos artistas é um acerto gigantesco: ela capta de forma esplêndida a sensação de profundidade que a poesia e os instrumentos nos transmitem e mantém uma qualidade orgânica, afastando qualquer impressão de que os sons foram excessivamente alterados.

Isso reforça ainda mais a conexão que a música estabelece com o ouvinte, proporcionando uma experiência autêntica e envolvente que nos faz sentir imersos em um espaço de tranquilidade e conexão cultural. "TXAI PUKE RUAKEN" é, assim, uma verdadeira celebração da riqueza sonora e da interculturalidade que revela o poder transformador da música ao unir diferentes tradições de maneira profunda e impactante.

Selo: LOCO Records
Formato: Single
Gênero: Música Brasileira / Música Ambiente

Antonio Rivers

Me chamo Antonio Rivers, graduando em História, amazonense nascido em 2006. Faço parte do Aquele Tuim, nas curadorias de Experimental, Eletrônica, R&B e Soul.

Postagem Anterior Próxima Postagem