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Todas as faixas de TRIO DA BRUXARIA, de DJ Redy, DJ MAGRONES e DJ LK Da VB, começam com “BEAT DERRUBA”, e claro que essa escolha não passa de puramente conceitual: nomear beats é a maior divindade do funk, ainda mais se o beat que você nomeou é usado por outros DJs e MCs. A música não surge do zero – vocês já devem ter me visto dizer essa mesma frase inúmeras vezes – e o funk é o gênero mais consciente disso, e também a prova minuciosa de que isso se afirma na prática. Aqui, os três DJs trabalham não apenas com imposições de nomenclatura a beats que às vezes conhecemos, mas que ainda não foram usados da mesma forma que eles; há também a busca por samples e assinaturas, convergidas principalmente de músicas famosas do movimento, usadas como parte de uma exposição limitada de como o beat bruxaria, agora um guarda-chuva, pode transformar o funk em seu funk.
Não há dúvidas de que isso funciona. O bruxaria é um dos estágios recentes mais avançados da experimentação do funk; qualquer som convertido à sua estética torna-se automaticamente efusivo em suas construções rítmicas e melódicas. É importante destacar essa mudança que permeia essas duas marcas de qualquer música, pois o ato de distorcer (“BEAT DERRUBA COLÉGIO”), aplicar tuins ensurdecedores (“BEAT DERRUBA FERROVIA”), o canto árabe (“BEAT DERRUBA EGITO”) ou mesmo um instrumental automotivo seco (“BEAT FOI SEM QUERER QUERENDO”), também são maneiras distintas de criar algo novo – não um elemento novo, uma nova sonoridade ou algo do tipo, mas sim uma forma diferente de traçar todas essas marcas das demais. É preciso, portanto, ter clareza sobre como o TRIO DA BRUXARIA acaba sendo, de certa forma, muito arredondado em sua recomposição de signos tanto do beat bruxaria quanto do que ele absorve aqui. É a expansão, contida (irônico, eu sei), das próprias ideias de produção e composição no funk.
Selo: Independente
Formato: LP
Gênero: Funk / Beat Bruxaria