Crítica | Buchla Concert at Galeria Bonino New York April 1974


★★★★☆
4/5

Para quem não conhece, Suzanne Ciani é uma expoente exímia da escola de Berlim (uma cena dentro da eletrônica progressiva), tendo sido uma peça essencial na experimentação e formulação do que entendemos hoje como música eletrônica. Buchla Concert at Galeria Bonino New York April 1974, uma de suas gravações arquivadas e lançada apenas em agosto deste ano, é só mais uma prova da genialidade da produtora e compositora musical; poucas coisas no mundo são tão transcendentais.

A maneira como Ciani manipula os sintetizadores é de uma fineza, um fervor humano, um primor que poucos atos chegaram a alcançar. As quebras e transposições de sequências melódicas feitas nas duas performances aqui presentes vão além de puro talento: são universos inteiros.

São tão sutis e metódicas que parece que são movidas unicamente pela circulação sanguínea de Ciani: são loops e arpeggios que variam em níveis de pressão ora mais intensos, ora mais fracos. São contos de vida e morte abordados em apenas duas doses de 18 e 11 minutos. Foi tudo que eu pude me importar com naquela curta, doce e espiritual janela de tempo. Eu te juro: vivi duas vidas.

Selo: Finders Keepers
Formato: Ao Vivo
Gênero: Eletrônica / Escola de Berlim

Sophi

Estudante, 18 anos. Encontrou no Aquele Tuim uma casa para publicar suas resenhas, especiais e críticas sobre as mais variadas formas de música. Faz parte das curadorias de Experimental, Eletrônica, Rap e Hip Hop.

Postagem Anterior Próxima Postagem