3/5
Após sete meses do lançamento do seu álbum ORQUÍDEAS, Kali Uchis se adequa ao mercado e lança uma versão deluxe do seu trabalho. Em relação à obra original, não houve uma grande mudança de percepção nesses meses que se passaram. Em ORQUÍDEAS PARTE 2, ela adiciona quatro músicas novas e mais um remix de “Young Rich & In Love”.
As mudanças aqui são inexistentes; a artista encaixa as faixas novas entre o intervalo de “Heladito” e “Dame Beso // Muévete”, em que as músicas passam despercebidas por se adequar à estética do álbum. Não necessariamente isso é uma coisa ruim, mas me fez questionar por que lançar uma versão deluxe se as músicas poderiam estar incluídas no álbum lançado em janeiro? Claro que deve haver uma razão mercadológica por trás dessa escolha, mas, genuinamente, é um pouco chato se deparar com uma “parte dois” que não adiciona nada à experiência.
A faixa “Como Debe Ser” é o que faz valer o lançamento dessa versão do álbum. A música bebe de fontes mais tradicionais do bolero e adiciona um reggaeton, o que revitaliza a experiência de ouvir essa versão do álbum. A faixa opta por manter a voz da Kali sem muitas modificações, quase numa qualidade orgânica, o que faz a música ser um dos destaques.
O remix “Young Rich & In Love - KAYTRANADA Remix” é um desastre. Desde o seu trabalho em 2019, o BUBBA, o produtor vem entregando projetos questionáveis, e isso se aplica a seus feats e remixes, principalmente aqueles em que ele produz. A escolha de deixar os arranjos mais eletrônicos e adicionar efeitos à voz da Kali Uchis até seria uma decisão louvável, por estar cumprindo o papel de um remix, apresentando uma percepção nova da faixa usando a original como base; porém, isso só seria interessante se fosse bem feito e executado, e isso não acontece.
Os arranjos são repetidos de uma forma preguiçosa, sem explorar muito a mixagem de som, e, juntando isso à voz da Kali com efeitos um tanto quanto toscos, faz com que a faixa seja descartável. Em suma, a versão deluxe de ORQUÍDEAS se mostra um lançamento inofensivo, que não acrescenta quase nada de relevante à experiência do ouvinte. A falta de inovação nas faixas novas e o remix desapontador fazem com que essa adição ao catálogo de Kali Uchis passe um tanto quanto despercebida.
Selo: Geffen Records
Formato: LP
Gênero: Pop / R&B