★★★★☆
4/5
Por mais contido que Preciso De Um Break possa ser no que se refere ao seu som distante de batidas agressivas, ele nunca é simples ou modesto em sua forma pura de soar divertido. É interessante, porque Levi Lenzi tem objeções criativas tão bem formuladas que tornam palatáveis seus refinamentos construídos por entre camadas e camadas de texturas dance e samples estrategicamente posicionados, expandindo a atmosfera gerada em suas faixas que variam em ambiente, duração e estilos. E, apesar de haver alguns contrastes estilísticos de uma peça para outra, o EP é incrivelmente consistente. Parte disso se deve à maneira como foi feito: correspondendo literalmente ao título, já que para criar, Levi sentiu que realmente precisava de uma pausa:
[na hora de criar] o clima era de descanso, deixar de absorver coisas do mundo externo e focar na transmutação dessas experiências através da expressão artística. Precisava de um break, e o break foi produzir música, me esvaziar pra seguir em frente.
Logo na primeira música, “145b”, você pode ver o quão dedicado o produtor estava em transmitir esse momento de calma. A faixa tem seus samples gravados, o que dispensa a necessidade de terceirizar ideias e sonoridades o mais próximo possível da intenção de Levi, que vai de encontro com a música ambiente para compor um ritmo dosado pequenos fragmentos espaciais, fragmentos vocais distantes e toques lúdicos. A faixa que dá nome ao disco, “Preciso De Um Break”, também assume certa literalidade com o nome da obra ao trazer o breakbeat em uma temática nostálgica constante, que viaja para um passado completamente imaginado pelo produtor, que ele não viveu, mas que é bem reimaginado ao longo de seus sete minutos de duração.
Preciso De Um Break, de fato, usa e abusa de elementos passados, o que instiga infinitos momentos para soar justo e adequado ao contexto de sua criação. Como em “Knaldrang”, em que latidos de cachorro, rastros de jazz, house e acid tomam espaço segundo a segundo, sem desperdiçar nada. O mais incrível, é que nela, tudo se alinha em torno da atmosfera já arejada, festiva, que de fato traz uma leveza à sua combustão dançante. É como se, sem a intenção de ir muito longe, Levi Lenzi o fizesse e nos levasse junto, como parte de seu momento de descanso em uma maratona cujo fôlego é recuperado lentamente.
Selo: Perfecto Estado
Formato: EP
Gênero: Eletrônica