★★★★☆
4/5
With You-th, disco lançado por TWICE no início deste ano, se destacou como uma das melhores obras de k-pop de 2024, isso pela excelência do grupo em trazer os ritmos em voga, como uk-garage, jersey club e drum n’ bass à sua essência artística alto-astral. Faixas como “RUSH”, fortemente reminiscente do trabalho de New Jeans, que ditou essas tendências, se encontrava junto à “NEW NEW”, por exemplo, dance-pop vibrante que sintetizava muito bem as qualidades do girlgroup em fazer músicas que animam a qualquer um.
Ao produzir discos sólidos, TWICE retornava à constante que marcou a excelente discografia construída desde 2019 e que só teve um período fraco em 2023. No entanto, as escolhas para faixas de trabalho revelavam uma direção artística inferior. Embora “I GOT YOU” e “ONE SPARK” fossem ótimas faixas, em comparação com as title-tracks de seus lançamentos até 2022, não era evidente a habilidade singular de construir melodias fenomenais que eram fortemente marcantes.
STRATEGY, nesse sentido, não é melhor que With YOU-th, no entanto, é um projeto de destaque por representar a reafirmação das qualidades que fizeram de TWICE tão excelente durante seus quase 10 anos de atividade. O single “STRATEGY” se desenvolve por meio de uma estrutura muito efetiva de refrão seguido do pós-refrão, o qual contém o gancho, similar com “The Feels” e “Talk that Talk”. O refrão animador é seguido do hook mais sedutor da carreira do TWICE. Na instrumentação, os sintetizadores reminiscentes do synth-funk são poderosos, ditando a energia imponente.
Dentre as faixas lado b, “Kiss My Troubles Away” e “Like It, Like It” são os principais destaques. Mantendo consistente a qualidade da composição, principalmente melódica, e as escolhas excelentes na produção. A primeira traz baterias com ritmo rápido e sintetizadores vividos em um synthpop revigorante, junto a melodias que trazem um tom curiosamente nostálgico que é muito efetivo. “Like It Like It” é bastante intrigante no uso do uk-garage. Suas baterias descompassadas com texturas singulares são muito divertidas. Ademais, essa é mais uma representação da excelência de TWICE em construir ganchos sedutores.
As próximas faixas não causam grandes surpresas, porém sustentam a boa qualidade. “Keeper” tem a produção de atlanta bass instigante que poderia colocá-la lado a lado com “Basics”, se tratando das melhores explorações do ritmo feito pelo grupo. O que ocorre, entretanto, é que seu refrão é meloso e meigo demais para uma instrumentação imponente, dando uma sensação não tão positiva, mas ainda tendo o seu prestígio. Já “Magical” é uma doce canção natalina, que se destaca pelo synthpop com os sintetizadores melódicos apaixonantes e os sequenciadores com energia cativante.
Penso em STRATEGY como uma fase artística muito importante do grupo, após um período em que o público começou a perder interesse nos lançamentos de TWICE, o seu retorno se faz com uma de suas melhores title-tracks e um disco que igualmente reafirma as melhores qualidades da obra das artistas. Embora o prestígio do projeto dependa, em parte, do momento em que foi lançado e do impacto do single principal, ele se solidifica como um ótimo exemplo de como revitalizar uma carreira já consagrada.
Selo: JYP ENTERTAINMENT
Formato: EP
Gênero: Música do Leste e Sudeste Asiático / K-Pop