★★★★☆
4/5
Não é surpresa para ninguém que acompanha o cenário de EDM a esse ponto que Tim Reaper é um dos nomes recentes mais importantes. Todo ano o artista lança vários projetos, ano passado sendo um dos anos mais prolíficos da sua carreira, com diversos EPs muito bons como MYORFR001 e até um LP, também excelente, o In Full Effect.
Normalmente, o mais interessante dos trabalhos de Tim Reaper é a forma que ele consegue trabalhar com técnicas mais contemporâneas do jungle, mesmo que mantendo uma estética similar ao do jungle de meados dos anos 1990. Isso não é diferente em Pandemonium, que talvez se diferencie apenas porque remete a uma outra fase do jungle que normalmente não é a referência de Reaper, isto é, ao começo dos anos 1990. Isso se dá devido à colaboração com Champa B, que leva seu estilo ao extremo nesse EP.
Já contradizendo o começo do texto: esse lançamento não seria tão bom sem a presença de Champa B. Isso fica claro especialmente quando escutamos “Attitude”, a faixa solo do artista nesse EP. Nos primeiros 10 segundos você já consegue perceber as influências do que era normal para uma outra época desassociada do que Tim Reaper faz, com ritmos cadenciados que remetem ao techno que surge ainda nos anos 80, quebras de ritmo muito mais secas e escolhas de beat que são típicos do darkside (outro filho do breakbeat hardcore).
Tim Reaper não fica atrás e demonstra sua adaptabilidade a esse estilo, que, embora não seja tipicamente seu, se torna algo único. Em sua faixa solo, podemos no máximo estranhar os timbres da bateria e os samples escolhidos, e isso não é porque seja ruim, mas porque é algo que dificilmente seria a primeira escolha do artista. Algumas escolhas rítmicas também são estranhas, porque mais uma vez, às vezes lembram muito o techno, um tipo de dub diferente do que estamos acostumados. Poucos segundos depois, no entanto, já estamos completamente imersos nessa atmosfera caótica, mas cativante, que nos lembra aqueles primeiros segundos de entrar numa balada lotada de madrugada.
O domínio técnico, inovador e enérgico de Champa B dá uma outra face para o jungle de Tim Reaper nesse lançamento, algo que é sempre bom de ouvir, especialmente de um artista que lida tão bem com adaptações e mudanças. É possível dizer que os dois aqui começam o ano chutando a porta e a derrubaram sem muitos problemas. Que esse seja um bom ano para a música eletrônica, como tem sido todos os anteriores.
Selo: Future Retro London
Formato: EP
Gênero: Eletrônica / Jungle, Darkside