Crítica | ZONA NORTE VOL.1


★★★☆☆
3/5

Lançado como presente de Natal, ZONA NORTE VOL.1, disponível apenas no SoundCloud, consiste em uma expansão de um padrão menos intenso (e barulhento) do que o DJ Arana vem experimentando, como já havia feito em Viva o Romano e Set Final de Ano. Aqui, o DJ adiciona camadas e seus samples característicos que casam perfeitamente com esse seu momento mais distante do tuim e de outras batidas que vêm explodindo as caixas do Mandelão nos últimos anos.

Mas engana-se quem pensa que ZONA NORTE VOL.1 é acessível por isso. Na verdade, é um dos álbuns mais difusos de Arana, em parte porque soa muito direto em sua busca por samples e batidas mais comuns, delimitando-se por fragmentos vocais de MCs que conseguem, felizmente, soar próximos de suas produções mais insanas em termos de experimentação. Exemplo disso é a faixa “FESTA DO PENTE RALA”, que, apesar de estar longe de seus lançamentos mais encabeçadores, como Carreira Solo e Eu sou o Mago: À Origem, ainda soa em sintonia com seus signos mais proeminentes.

Outros exemplos, como “FODASE TO NEM AI”, descrevem perfeitamente o momento atual do DJ, mais contido do que nunca, focando em tudo ao seu redor mais do que apenas em seu próprio som. É claro que Arana quer ser reconhecido para além das marcas que deixou na cena paulistana. Resta-nos esperar para ver até onde esse desejo o levará.

Ouça: SoundCloud
Selo: Independente
Formato: LP
Gênero: Funk

Matheus José

Graduando em Letras, 23 anos. É editor sênior do Aquele Tuim, em que integra as curadorias de Funk, Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem