
★★★☆☆
3/5
Após anos de seu último projeto completo, o álbum Bare&Rare, Pt. 1, e tentando se redescobrir com uma nova companhia, CHUNG HA faz seu tão esperado retorno com o EP de oito faixas, Alivio. Nos últimos meses, a cantora vem experimentando novos sons e revisitando os antigos, com o propósito de se restabelecer na mente de seu público depois de um longo tempo sem poder demonstrar suas capacidades e habilidades. “EENIE MEENIE” e “Algorithm” foram boas ideias para essa busca sonora, mas ainda parecia que faltava algo. Um projeto mais estruturado, talvez?
Em oito faixas, CHUNG HA faz de tudo: vai do pop rock sentimental de “Thanks for the Memories”, ao clássico sample de Vivaldi em “Still a Rose”, e até mesmo um R&B melódico em “Creepin’”. Mas a coreana também introduz novas perspectivas para sua carreira, e a parceria com sua amiga SUNMI é a melhor para isso. “Salty” é uma faixa dançante que combina com ambas as personalidades – animada como Kim, e também contida como Lee. É bom ver como há uma renovação da cantora, principalmente na faixa-título “STRESS”. Estamos acostumados a vê-la em extremos tremendos, então quando a música vem com uma premissa divertida, mas sem ter aquele impacto exagerado que era de costume, soa como um frescor em nossas mentes e pensamos “é diferente, mas consigo ver CHUNG HA nisso”.
A própria cantora disse que durante sua gestão de carreira anterior, ela não conseguia tomar suas próprias decisões, e ver um projeto claro como Alivio é um verdadeiro alívio – brincadeiras à parte. Talvez o maior problema do EP seja a falta de uma abordagem mais consistente; em algumas faixas, ela acaba sendo demasiada superficial, principalmente por apenas pincelar alguns estilos que, diferentemente de seus outros projetos, parecem ser apenas referenciados aqui, mas isso não estraga a experiência de ver CHUNG HA de volta aos trilhos – e de volta do jeito que ela quer!
Selo: MORE VISION
Formato: EP
Gênero: Música do Leste e Sudeste Asiático / K-Pop