★★★★☆
4/5
Muitas vezes, quando alguém afirma que um álbum é "bem produzido", não sabe realmente o que isso significa. É necessário ir além de simplesmente juntar palavras que não descrevem, não dizem e não condizem com quase nada. No funk, isso ganha contornos infinitos (e graças a Deus por isso, pois nenhum outro gênero organiza o caos em forma de música como esse). Então, o que é, de fato, uma "boa produção" no funk?
A resposta pode variar, mas um exemplo didático disso é A Distopia, do DJ QUISSAK. O álbum segue a linha de outros nomes influentes na cena, como Blakes, com a sensação de ter sido gravado ao vivo no meio da galera, no epicentro do fervo, mas que ainda assim soasse muito limpo em termos de mixagem e design de som.
Sobretudo, o álbum chama atenção por misturar ritmos quase regionais do funk paulista, as influências que permeiam os diferentes bailes e o que vários DJs vêm buscando fazer, como o famoso passeio funk — uma autorreferência que tem sido tema recorrente de muitos álbuns desde meados de 2023. No entanto, ele é muito bem organizado dentro das possibilidades ruidosas, melódicas e de batidas que se encaixam exatamente onde devem — tudo sem soar calculado.
Este é o tipo de disco de funk que dispensa uma descrição detalhada: ele engole a bruxaria, expande o tuim, passa por Heliópolis, sobrepõe camadas vocais que parecem ganhar uma configuração 3D (“O Colapso dos Mundos”, “Fim dos Tempos” e “Falha na Matrix”) e parece não se conter diante de algumas amostras extremamente conhecidas. De alguma forma, a experiência de ouvir A Distopia está entre dois mundos: o de quem fomenta o funk diariamente nas quatro paredes de seu quarto e na mesa do DJ no meio de um set cheio de espectadores numa pista fervorosa.
Há uma dinâmica muito interessante entre essas duas perspectivas. Porque enquanto uma o torna um artista de vanguarda na cena, a outra o coloca como um DJ imperdível nos moldes do grande público; e A Distopia acerta em cheio por ser ao mesmo tempo pé no chão e um álbum que define a ponta de lança do gênero.
Selo: Deu Hit
Formato: LP
Gênero: Funk