4/5
Conformidade não é, de forma alguma, uma palavra que descreva a carreira recente de MC FREITAS ZS. Em seus diversos lançamentos, o jovem de Juquitiba trabalha suas referências como se criasse um mote pessoal a partir delas, repleto de sonoridades absurdas, o que faz todo o sentido quando colocado ao lado de outros MCs e DJs que usam técnicas de composição – sampling – semelhantes às suas.
Ele não teme soar exagerado ao usar amostras que circulam a cultura pop e incrementam sua linguagem fanfarrona no funk. Se o gênero, por um lado, tem sido atacado por avançar em sua experimentação, MC FREITAS ZS mostra que não se levar a sério é mais um dos caminhos para desviar de ideias reacionárias que pairam sobre a cena. Usar um sample que, para muitos, soa bobo demais é parte do discurso, e, por isso, a cada novo lançamento, ele parece dialogar ainda mais com o passado e o futuro do funk.
Fuga Da Roça Mixtape acerta em cheio nesse quesito. É o álbum mais "pessoal" do MC FREITAS ZS, pois aborda um tema que mira diretamente sua carreira, onde está e para onde quer ir. “Para mim, seria a fuga da roça. Não que necessariamente aqui (Juquitiba) seja ruim para mim, porque eu adoro morar aqui. Só que o que eu quero para minha vida, não convém tanto eu morar aqui”, afirma em entrevista concedida ao nosso veículo, feita por Tobia Ferreira.
Com a participação de grandes nomes como MC DENADAI, th4ys, d.silvestre, DJ Lorrany, keu e outros, Fuga Da Roça Mixtape vai pouco além do que FREITAS já havia feito anteriormente, como em Expedição a Terra do Funk, exceto pela expansão de ideias e fortalecimento de sua identidade criativa que grita o tempo todo ao lado de batidas desconcertantes em uma extensão quase desconhecida ("FUGA CONCLUÍDA") ou talvez um pouco referenciada ("PRAZER FREITAS ZS").
Boa parte do disco segue essa estrutura de, ora jogar algo novo na pista, ora algo que talvez já estejamos acostumados em termos de sonoridade e estética de trabalhos anteriores. E talvez por isso funcione bem, pois se divide facilmente entre o que poderia ser (de uma perspectiva externa da obra) e o que é (o que FREITAS efetivamente trabalha para trazer como "novo").
O maior vislumbre está na temática, como se Fuga Da Roça Mixtape servisse mais para acompanhar o artista em sua nova jornada, do que para confrontar supostas inovações advindas de um desejo de quem vem ouvindo funk usando uma régua que não lhe pertence. Por isso, mais do que nunca, FREITAS acerta em cheio naquilo que, se continuar assim, nunca lhe faltará: autenticidade – e tudo o que esse termo possa simbolizar.
Selo: Groove Funk Records
Formato: Mixtape
Gênero: Funk / Experimental