Crítica | Übermensch


★★★☆☆
3/5

Após oito anos de hiatus, G-DRAGON, um dos artistas masculinos mais influentes do k-pop, volta com um disco que, segundo o mesmo, tem “o verdadeiro k-pop”, aquele que se remete ao início da hallyu — “onda coreana”, que começou nos anos 1990 —, dos veteranos de G-DRAGON, com muito hip hop e pop chiclete.

É fato que G-DRAGON é um artista marcante, não somente na música, como na moda e tendências, porém, Übermensch é como esquentar salgado na Air Fryer: um retorno morno e que não remete às raízes do k-pop, mas aos discos anteriores do artista, que não refletem a musicalidade dos anos 1990. Isso é somente um detalhe, e talvez uma contradição, mas que não torna o disco ruim.

“HOME SWEET HOME”, primeiro lançamento do artista em oito anos, conta com a participação de DAESUNG e TAEYANG, atual formação do boy group de k-pop BIGBANG; é uma música dance pop, nostálgica e puro suco do que já foi o grupo, algo que facilmente estaria em MADE (2016). “POWER”, segundo lançamento e a mais chiclete, é, popularmente falando, um ‘bate panela’, um rap sólido que G-DRAGON já havia alinhado anteriormente, como em 권지용[JIYONG] (2017) ou One of a Kind (2012). Übermensch é como uma carta do artista para si, revisitando composições, refazendo alguns sons, harmonizando o que foi o k-pop entre 2009 e 2017.

Outras faixas, como “TOO BAD”, que conta com um feat de Anderson Paak, “BONAMANA”, “GYRO-DROP” são o puro suco de G-DRAGON. É evidente o quanto ele reflete de seu passado, e resgata um pouco do frescor de Heartbreaker (2009), seu primeiro disco solo, romântico e quase biográfico. “DRAMA”, “TAKE ME” e “IBELONGIIU” partem do mesmo princípio, mas parecem que deveriam estar em algum dos discos que citei ao decorrer dessa crítica. Não significa que não deveriam estar em Übermensch, mas, que combinam perfeitamente com as faixas de discos anteriores, e cabem perfeitamente aqui também.

G-DRAGON tirou algumas faixas da gaveta e as colocou em um disco sólido, mas um pouco sem graça. É um álbum de k-pop lançado em 2025, mas que parece sair diretamente de 2013. Isso não é ruim, muito pelo contrário: a diversão voltou!

Selo: EMPIRE
Formato: LP
Gênero: K-Pop / Música do Leste e Sudeste Asiático
beatriS

Bibliotecário nas horas vagas. Faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Rock e Experimental.

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