Aquele Funk #4


Nesta quarta edição do Aquele Funk, caderno dedicado a faixas de funk no Aquele Tuim, seguimos mergulhando no que há de mais novo no gênero. Sempre trazendo faixas desconhecidas, nossa seleção transborda descobertas, explorando uma infinidade de artistas, vozes e estilos dentro do gênero. Do underground às grandes apostas, dos estilos regionais como Belo Horizonte, Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo às misturas mais inusitadas, cada edição é um passeio pela diversidade que mantém o funk em constante movimento.

A edição de hoje conta com DJ Blakes, DJ Guina, DJ Arana, MAKHNO, DJ TH DO PRIMEIRO e mais!



“ESTICA E PUXA, RODA DA FRENTE QUE VAI NA LUA”
DJ GUINA, WR ORIGINAL e MC GSEIS

DJ Guina poderia facilmente ocupar o mainstream do funk. Mais do que produzir bem, ele tem noções muito diretas de como criar literais hits. “ESTICA E PUXA, RODA DA FRENTE QUE VAI NA LUA” é só mais um exemplo disso.

Ouça: SoundCloud



“HOJE CHUVISKA PEPEKA”
DJWT7, MC KITINHO & MC DHOM

É como uma mistura de DJ Guina com DJ Arana. Há sons tubulares, esses beats quase extremos em sua estética seca, e MCs com seus versos que não sabem pra onde ir. E isso é o suficiente pra ser fora de série.

Ouça: SoundCloud



“MTG - ROCK vs FUNK”
GORDÃO DO PC feat. Mc Gw, Mc Vuk Vuk

O MTG se tornou um braço essencial do funk de BH. Aqui, GORDÃO DO PC usa a estrutura oferecida como meio de propagar sua torturante mistura — no melhor sentido — de batidas livres de quaisquer intenções maiores que não sejam dialogar com os arranhões ecoantes de guitarra do que, em tese, representa o rock. É uma loucura.

Ouça: SoundCloud



“MEDLEY DOS BAILES DE RUA MC GW”
DJ TH DO PRIMEIRO, HUGO CS, WS DA IGREJINHA, TJ DO MDP

São várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. É o Mc Gw cantando como se estivesse em um show particular; TH DO PRIMEIRO misturando batidas (às vezes o beat bolha acaba pulando por cima das outras) como se o mundo fosse acabar — tudo em perfeita sinfonia. É uma faixa que resume a complexidade do funk, e como o funk de BH está indo cada vez mais longe quando o assunto é experimentos surreais.

Ouça: SoundCloud



“NO RABO”
MAKHNO

É difícil se orientar pela difusão de direções que MAKHNO segue em “NO RABO”. A faixa se resume em um espasmo triunfante cujo design de som explora texturas líquidas e sons que se aproximam de vertentes eletrônicas da música ambiente — isso, enquanto o ritmo do funk continua marcando o ritmo ao fundo. Em um certo ponto, tudo colide. Choque.

Ouça: SoundCloud



“ROCK 130bpm”
DJ Arana

Tem sido uma aventura e tanto acompanhar os lançamentos recentes do DJ Arana. Enquanto ele entrega uma boa faixa, ele também entrega cerca de 3 ruins ou medianas — estou sendo honesto. “Rock 130bmp” é um dos exemplos do pico de criatividade do DJ. A faixa é uma mistura de suas melhores qualidades: há samples difusos (e interessantes) que se misturam, uma produção seca e quase amadora. Não foi feita para viralizar, e é por isso que ele acertou.

Ouça: SoundCloud



“VAI SENTAR PROS TALIBÃ - MODERN JAM”
DJ Blakes

Você provavelmente nunca ouviu algo assim. DJ Blakes deve ter plena consciência do que está fazendo, e por isso ele arrasta a acapella aqui usada para lugares que, no funk, soam desconhecidos, ajustando samples e o tom obscuro através de algo que se aproxima do epic collage. Tudo isso, para, no final, o mandelão seguir com tudo. É surreal.

Ouça: SounCloud
Matheus José

Graduando em Letras, 24 anos. É editor sênior do Aquele Tuim, em que integra as curadorias de Funk, Jazz, Música Independente, Eletrônica e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem