★★★☆☆
3/5
Japanese Breakfast é, sem dúvidas, um dos nomes mais fortes do cenário alternativo nos últimos tempos. A banda traz um som divertido com seu indie pop e indie rock, mas também se destaca pelos elementos mais relaxantes do dream pop, sempre realçando a doce voz da vocalista Michelle Zauner. Se Jubilee, último disco da banda, trazia um som mais animado, For Melancholy Brunettes (& Sad Women) se aproxima mais do indie folk e melodias mais calmas, mas sem fugir totalmente da essência que estabeleceram até aqui.
Liricamente, Zauner mergulhou na melancolia de forma poética e íntima inspirada em literatura, combinados com a sua doce voz suave. O nome do álbum também carrega inspirações interessantes. Zauner se inspirou nos grandes títulos dos trabalhos de Fiona Apple e Mellon Collie and the Infinite Sadness de Smashing Pumpkins.
A banda foi atrás de grandes referências do folk e até alt-country para construir essa atmosfera do álbum. Isso fica nítido em “Men in Bars”, parceria com Jeff Bridges – sim, ele mesmo, aquele famoso ator que esteve presente em diversos filmes, é também um ídolo estadunidense da galera do country e folk. Essa pegada country só reforça em como o cenário musical gringo está cada vez abraçando de vez sua estética e sonoridade, tornando o gênero em algo mais cool.
Entre as faixas, foi a canção “Honey Water” que me pegou de jeito. Seu extenso instrumental é o que torna tudo mais interessante e especial. É o momento em que o indie rock brilha no disco, quebrando um pouco do folk. “Mega Circuit” é uma das mais memoráveis pela sua melodia contagiante e que remete aos trabalhos anteriores da banda. “Little Girl” também é uma grande joia que se destaca pelo seu estilo mais introspectivo e uma letra reflexiva sobre o caos da vida.
É um disco curto e coeso. Podemos dizer que ele é bem redondinho em sua proposta, só não é tão especial quanto Soft Sounds from Another Planet, que para mim, é o maior trabalho da banda. Outros já preferem o divertido Jubilee, que aproximou mais fãs de música pop. For Melancholy Brunettes (& sad women) está longe de ser o melhor disco do Japanese Breakfast, mas mesmo assim, é um grande trabalho, com grandes referências.
Selo: Dead Oceans
Formato: LP
Gênero: Pop / Folk, Indie Folk, Indie Rock
Formato: LP
Gênero: Pop / Folk, Indie Folk, Indie Rock