Crítica | Seeking Darkness


★★★★☆
4/5

A banda sul-coreana Parannoul se apresenta sob o nome Huremic em seu novo álbum, Seeking Darkness, com um som que reverbera através das paredes frias e escuras do sentimentalismo e da melancolia. Dividida em cinco partes, a faixa “Seeking Darkness” encontra psicodelia, shoegaze e uma banda que sabe criar camadas harmônicas de som.

Comparado aos seus álbuns anteriores, Parannoul parecia se ater a uma fronteira invisível de ‘melancolia indie’, menos agressiva e incoerente. Os sentimentos não são apenas uma luz, o céu azul — ou mil céus, como um de seus álbuns se refere —, mas também escuridão, barulho, aquele barulho constante e repetitivo da vida cotidiana, de carros, de um elefante, de um grito, do choro de uma guitarra, um ranger de dentes muito emo.

“Seeking Darkness Pt.1” é uma grande crescente de acordes de guitarra e percussão que não terminam, apenas continuam, vagarosamente, até a entrada do baixo em “Seeking Darkness Pt.2”, com o vocal sussurrante, triângulos e sinos. Nela, a bateria descompassada, os elementos sonoros psicodélicos, quase hipnotizantes, e que não morrem, continuam crescendo; quase como um ritual xamânico, com orações e a presença da sonoridade de instrumentos nativos. Essa oração permeia pela terceira parte, com violão, e se desenvolve parecido com o que Parannoul apresentou nos últimos anos, mas as orações não cessam, elas crescem, se misturam, a faixa se torna um amontoado de barulhos descompensados, mas precisos.

As duas últimas partes de “Seeking Darkness” são mais instrumentais, parecendo uma conversa com faixas antigas, com a própria escuridão que tanto procuram. E então, encerra-se com o silêncio após todo o barulho construído e destruído no decorrer de quase uma hora. No fim, é como se Huremic pudesse brilhar mesmo em meio à escuridão, é como se a banda fosse capaz de se multiplicar, não apenas sonoramente, mas em potência. É como o badalar de mil sinos, solos amontoados de mil guitarras e mil vozes entoando um cântico. Nos vemos na próxima, Parannoul.

Compre: Bandcamp
Selo: Independente
Formato: LP
Gênero: Rock / Música do Leste e Sudeste Asiático
beatriS

Bibliotecário nas horas vagas. Faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Rock e Experimental.

Postagem Anterior Próxima Postagem