Atualmente, há apenas dois nomes na música pop responsáveis por sempre criar refrões excelentes, independentemente da direção que escolham seguir: Charli xcx e Lady Gaga. Ambas as artistas construíram suas carreiras a partir da imagem de garotas brancas cantando sobre amor, moda e festas, por meio de sons borbulhantes e uma constante valorização do supérfluo – que nunca há de nos faltar.
O novo álbum de Gaga, MAYHEM, assim como BRAT foi no ano passado, aposta firmemente em uma caracterização mais geral do poder que um bom refrão pode ter e, por isso, parece ser inteiramente baseado nisso – mesmo quando, aparentemente, dá errado. Ou seja, diferente de Chromatica, por exemplo, MAYHEM não parece gravar apenas faixas lentas com visual pop e exageradamente dançante; ele é, na verdade, primariamente pop e dance.
Mais do que isso, MAYHEM é um álbum que traz de volta o que Gaga tem de melhor na música pop, resgatando o espaço que ela definiu ao longo dos anos 2010. Aqui, encontramos sua voz estrondosa, seus gritos e versos completamente explosivos – uma mistura de ARTPOP e Born This Way – somados a ganchos que preenchem muito bem o vazio deixado apenas pelo lirismo. É importante ressaltar que melodia e letra não são e não devem ser os únicos fatores que todo artista deve saber para fazer boa música. Estamos falando de Lady Gaga e música pop, e há inegavelmente uma distância entre ela e artistas de outros espaços que não este. Portanto, aqui estão ranqueadas as 14 faixas de MAYHEM com base no melhor refrão, e nada mais do que isso.
14. “Blade Of Grass”
Come on and wrap that blade of grass
Around my finger like a cast
'Cause even though the church burned down
I'll be your queen without a crown
I've been so lonely in this field
Fighting a battle with no shield
Come on and wrap that blade of grass
And we'll make it last
A música mais lenta do álbum é também a que tem o refrão mais chato de todas. Sua estrutura, que mede o ritmo das cordas e os vocais roucos de Gaga, é interessante e, no contexto do álbum, chamam a atenção. No entanto, parece muito desconectada aqui e, de certa forma, é a característica mais Joanne presente em MAYHEM – você pode tirar suas próprias conclusões.
13. “Die With A Smile”
If the world was ending
I'd wanna be next to you
If the party was over
And our time on Earth was through
I'd wanna hold you just for a while
And die with a smile
If the world was ending
I'd wanna be next to you
Este é, talvez, o conjunto lírico mais famoso do mundo hoje. Existem inúmeros vídeos virais apresentando este trecho de “Die With A Smile”, especialmente com o verso estrondoso “If the world was ending / I'd wanna be next to you”, que caracteriza não apenas uma canção de amor desesperada, mas também um pouco piegas. Claro, funciona bem para cantar no karaokê, mas, aqui, ainda fica aquém de outros refrões mais ousados e interessantes.
12. “Don’t Call Tonight”
Don't call tonight, unless you wanna hurt me
Don't call tonight, it's not because you care
Don't call tonight, tomorrow, you’ll desert mе
I can hear everything you’rе sayin' from here
O grande feito de “Don’t Call Tonight” está no seu pré-refrão. A forma como Gaga constrói o escopo perfeito para essa música é de arrepiar, e aqui deixo claro que todo o conjunto instrumental favorece bem isso. O problema é que todo esse efeito parece se dispersar em um refrão repetitivo e, às vezes, clichê. Você tem a sensação de já ter ouvido isso antes, mas não de uma forma muito interessante. É uma música que soa como um descarte pós-Born This Way, porque é esperançosa demais e, ainda assim, falha em transmitir sua euforia ditada por baixos que, a essa altura do álbum, acabam sendo um pouco desanimadores.
11. “How Bad Do U Want Me”
'Cause you like my hair, my ripped-up jeans
You like the bad girl I got in me
She's on your mind, like, all the time
But I got a tattoo for us last week
Even good boys bleed
How bad, bad do you want me? (How bad, bad do you want me?)
(How bad, bad do you want me?)
O refrão mais longo em MAYHEM é de uma música que Taylor Swift teria lançado if she slayed. Está longe de ser ruim, porque soa como algo descartado de 1989/Lover; na verdade, é meio divertido, especialmente a parte em que Gaga repete o "me-me-me" com um eco. Também é muito Born This Way, mas parece estranho, porque me lembra justamente algo que a outra loira faria. Na verdade, eu gosto. É como ouvir Taylor Swift sem a consciência culpada de contribuir para todas as coisas chatas que ela representa na música pop.
10. “LoveDrug”
I don't wanna feel, I don't wanna cry
So I'm gonna dance until I feel alright
I just need a dose of the right stuff
I just need a hit of your love drug
Outra faixa que grita Born This Way com seus sintetizadores e sinos no estilo dos anos 80, “LoveDrug” tem um refrão quase perfeito: é cheio de pausas, explode na sua boca e faz referência ao ato de dançar e usar drogas. É muito inteligente e captura a essência noturna que MAYHEM tenta nos transmitir o tempo todo. Quando Gaga canta “your lovedrug” separadamente no pós-refrão, você pode visualizar seus sentimentos.
9. “The Beast”
Turn on the music
Turn off the lights
I wanna feel the beast inside
I know you're hungry, ready to bite
I wanna watch you turn tonight
I wanna feel the beast inside
8. “Killah”
Embora simples e repetitivo:
I'm a killah
And, boy, you're gonna die tonight
Oh, killah, killah, killah, killah
I'm a killah
And, boy, you're gonna die tonight
Oh, killah, killah, killah, killah
Killah
O refrão de “Killah” se encaixa perfeitamente em toda a obra. O que quero dizer é que, se há uma razão pela qual esse refrão funciona, é justamente porque ele é um aliado complementar a tudo o que Gaga faz aqui. E isso inclui suas incríveis mudanças nos tons vocais, as guitarras funky, o apelo nostálgico e assim por diante.
7. “Perfect Celebrity”
So rip off my face in this photograph (Perfect celebrity)
You make me money, I'll make you laugh (Perfect celebrity)
Show me your pretty, I'll show you minе
You love to hate me
I'm thе perfect celebrity
Uma das músicas mais diferentes de MAYHEM, porque sonoramente não se parece com nada que Gaga já tenha feito. Liricamente, ela se depara com outra de suas músicas que é diferente de tudo, e uma das melhores de sua carreira: “Plastic Doll”. Aqui, com vocais ainda mais estridentes, Gaga acerta em cheio em um de seus temas mais rentáveis: a fama.
I could play the doctor, I can cure your disease
If you were a sinner, I could make you believe
Lay you down like one, two, three
Eyes roll back in ecstasy
I can smell your sickness, I can cure ya (Cure)
Cure your disease
A introdução de MAYHEM não poderia ser diferente. Azealia Banks está certa: essa música é brilhante. Pop de alto nível, amarrado a uma estranheza cortante, e só tem os picos de alta octanagem que tem graças ao seu refrão. Soa diferente de tudo, mas, ao mesmo tempo, está perto de ser muito relacionável com Gaga. "If you were a sinner, I could make you believe" é simplesmente uma das partes mais acertadas do álbum. É uma para cantar sem medo.
Oh, I can't see straight and my hands are tied
I could be your type from your zombie bite
No, I can't see straight but the feeling's right
I could be your type from your zombie bitе
“Zombieboy” é bem boba, e é por isso que é uma das músicas mais viciantes de MAYHEM. Primeiro, porque fica na cabeça, mas também é fácil de entender em seu contexto temático, além do rollout que conhecíamos anteriormente. O jogo de rimas em “tied” e “bitе” está longe de ser um grande feito, mas funciona de uma forma que é impossível descrever sem bajular Gaga e sua habilidade única de criar bons refrões.
4. “Abracadabra”
Abracadabra, amor-oo-na-na
Abracadabra, morta-oo-ga-ga
Abracadabra, abra-oo-na-na"
In her tongue she said, "Death or love tonight
Que outra diva pop poderia dizer “Abracadabra, amor, ooh-na-na / Abracadabra, morta, ooh-ga-ga” anos depois de ter cantado “Rah-rah-ah-ah-ah-ah! / Rama-ramama-ah / GaGa-ooh-la-la!”? Não consigo pensar em nenhuma. E, sinceramente, não preciso. Não carece de esforço, porque é a Lady Gaga.
3. “Shadow Of A Man”
I don't wanna fade into the darkness tonight
Show me the light
I don't wanna be the one to fall on the knife
To come alive
I'm about to be there, I'm about to be there
Watch me, I swear
I'll dance in the shadow of a man
A suposta homenagem de Gaga a Michael Jackson é uma ode ao seu maior vínculo atemporal: a dança. “Shadow Of A Man” é independente do que a dança pode significar neste contexto. É um convite para se perder na noite, para viver e encontrar a luz que o guia para onde você quer ir. É uma música forte e toda a sua estética, que realmente encabeça este prólogo Michael Jacksoniano dos anos 80, faz sentido. É uma das músicas de Gaga que provavelmente fala por si.
2. “Vanish Into You”
Saw your face and mine
In a picture by our bedside
It was cold in the summertime
We were happy just to be alive
Can I vanish into you?
Can I vanish into you? (Yah)
A simplicidade do refrão – também gritado em um tom acima da média do álbum – de “Vanish Into You” é nada menos que arrebatadora. Está longe de tudo o que Gaga faz aqui, tanto por modelar sua força em tons de balada cantados (é impossível não pensar nessa música sendo cantarolada pela multidão ao vivo), quanto com uma pegada carnal surpreendente. É uma música que brinca com a osmose de um relacionamento, o toque e o afeto. É quase como uma súplica, e somente aqueles que amaram podem sentir e entender o apelo de Gaga: “Can I vanish into you?”
1. “Garden Of Eden”
I could be your girlfriend for the weekend
You could be my boyfriend for the night
My excuse to make a bad decision
Bodies gettin' close under the lights
(Oh) I've been feelin' this familiar feeling
Like I've known you my wholе life
(Oh) Take you to the Gardеn of Eden
Poison apple, take a bite (Oh)
Poderíamos até pensar que a literalidade é um dos males das artes. Mas quando Gaga canta “I could be your girlfriend for the weekend / You could be my boyfriend for the night” denunciando suas intenções sem a menor vergonha – cheia de atitude – não há como discordar que um refrão também precisa ser compreendido de primeira, facilmente. E, para melhorar, os impulsos instrumentais compostos aqui, num electroclash sujo, parecem nos forçar a entrar nessa sala com o princípio de um incêndio e que Gaga está longe de querer chamar os bombeiros. É sexy, confiante e puramente viciante.