Crítica | Air


★★★☆☆
3/5

O ato de k-pop que mais se encontrou com a cena PC Music, não em sentido de sonoridade em si, mas de contatos com os nomes, curiosamente foi o ITZY. O disco IT'Z ME, de 2020, finalizava com “24HRS”, faixa que tinha a presença da ilustre produtora SOPHIE, que trouxe uma sonoridade marcada pelo vanguardismo eletrônico adaptado para se encaixar melhor no contexto do k-pop.

Cinco anos depois, YEJI parece retomar algumas referências dessa cena em seu álbum, porém com um aspecto mais acessível e mesclado com outras sonoridades. A prévia de “Air”, faixa-título do mini-álbum, levou a comparações com “Gone”, de Charli xcx, pela melodia similar do synth-baixo, que também carregava um timbre metálico que soava muito reminiscente ao trabalho dos artistas do selo PC Music.

A música, afinal, fica limitada a essa pequena referência, já que ela se direciona para um caminho diferente, mais próxima, na verdade, ao future house e o nu-disco, sendo contudo uma canção pop excelentemente confeccionada. O drop metálico se encontra depois com os sintetizadores melódicos, que, junto as melodias pegajosas do gancho, evidenciam o melhor do k-pop dançante e alto-astral, principalmente por lembrar da segunda e início da terceira geração, embora aqui tomada por texturas mais noturnas. “258”, curiosamente, parece ter mais ligação com o bubblegum bass do que o single – é um canção marcada por sequenciadores pulsantes, percussão levemente metálica e com ares doce e feminino.

As outras duas faixas trabalham com outras inspirações, trazendo uma melhor execução que as músicas do grupo ITZY, do qual ela faz parte. “Can't Slow Me, No”, principalmente, trabalha com o tom descontraído e bobo característico do girlgroup, mas com uma produção marcada pelo trap [EDM] que consegue efetivamente fugir de um resultado sonso demais igual muitas vezes ocorre no catálogo de ITZY. Visto de um modo geral, Air pode ser percebido como um projeto pop simples, todavia ele é rico de referências divertidas e bem utilizadas que o tornam um registro cheio de sabor.

Selo: JYP Entertainment
Formato: EP
Gênero: Música do Leste e Sudeste Asiático / K-Pop

Davi Bittencourt

Davi Bittencourt, nascido na capital do Rio de Janeiro em 2006, estudante de direito, contribuo como redator para os sites Aquele Tuim e SoundX. No Aquele Tuim, faço parte das curadorias de Música do Leste e Sudeste Asiático, Pop e R&B.

Postagem Anterior Próxima Postagem