Crítica | Cancionera


★★★★☆
4/5

Natalia Lafourcade está de volta com Cancionera, um disco apaixonante e marcado pela sua identidade mexicana. Ao longo do álbum, somos transportados para um ambiente elegante e de muita intensidade emocional. É também uma magnífica viagem pelos lugares mais belos do México, embalada por ritmos latinos que se diferenciam do que comumente se tem do gênero no mainstream da música pop.

O álbum inicia com uma introdução instrumental e orquestral que desperta a curiosidade sobre os caminhos que esse disco nos levará. Como se o ouvinte estivesse prestes a embarcar numa longa metragem de um filme dramático e emocionante. A orquestra, conduzida por Gordon Hamilton, traz um ar de sofisticação logo de início, preparando o terreno para a faixa-título.

Em "Cocos en la Playa", Natalia traz um momento de leveza, numa deliciosa salsa tropical que nos transporta diretamente para uma noite elegante perto do mar. Também se destacam as parcerias em "Como Quisiera Quererte", com El David Aguilar, e "Amor Clandestino", com Israel Fernández — duas baladas românticas e intensas, marcadas pelos toques da música tradicional espanhola e por um belíssimo piano. "El Coconito" é outro ponto alto, ajustando a doçura de uma canção quase folclórica, que ganha ainda mais vida com a adição de palmas flamencas perto do final.

Cancionera é um verdadeiro banquete cultural, celebrando as raízes latinas com toques de salsa, bolero, flamenco e também o jazz. Poético e romântico, o disco é uma tocante declaração de amor de Natalia às suas origens. A produção é um dos grandes destaques do trabalho, mas é a voz apaixonante da cantora que dá alma e ternura a um de seus álbuns mais sofisticados e belos. Não é apenas um disco para ouvir — é para sentir.

Selo: Sony
Formato: LP
Gênero: Música Latina/Hispanófona / Folk, Bolero, Jazz

Vit

Sou a Vit, apaixonada pelo universo musical desde que me entendo por gente, especialmente por vocais femininos. Editora sênior e repórter no Aquele Tuim, onde faço parte das curadorias de Música Latina/Hispanófona e Pop.

Postagem Anterior Próxima Postagem