★★★☆☆
3/5
Tenho uma obsessão pessoal por tudo — ou quase tudo — que sai da XL. Aguardo ansiosamente seus lançamentos e, de vez em quando, acabo me deparando com um artista estreando no selo. Desta vez, é o produtor Brian Piñeyro, conhecido como DJ Python, que lança i was put on this earth de uma forma bastante especial.
A questão é que, diferentemente de seus outros discos, este traz sua voz sobrepondo suas criações eletrônicas que vão em direções diferentes. “Conquine”, por exemplo, junta uma dúzia de estalos e gotejamentos de IDM em um armazém cujo eco parece ajudar a dar profundidade a seus vocais calmos e despretensiosos, como se Brian não quisesse expor mais do que deveria.
É um EP que cuida muito bem desse aspecto vocal, embora seja incomum ver esse movimento sempre, no caso, de um artista de música eletrônica trabalhando sua voz com maior dedicação, como quando Arca fez isso pela primeira vez em seu álbum autointitulado de 2017. “Besos Robados”, com Isabella Lovestory, mostra que mesmo quando Brian não faz, há quem faça com a mesma profundidade — cantar calmamente.
“Elio's Lived Behind My House Forever”, que fecha o disco, parece resumir tudo o que ele trabalhou nele: há acordes de guitarra muito associados ao shoegaze (que já foram trazidos à tona em seus vocais estreantes ao longo do EP), o que faz sentido dada sua veia eletrônica, mas também há batidas rápidas e cortantes que remetem ao IDM dos anos 90, bem empoeiradas e que brincam com nuances de ritmo do ambiente techno — apenas sinta a atmosfera.
Selo: XL
Formato: EP
Gênero: Eletrônica / Ambient Techno