3/5
Desafiando rótulos e reafirmando a música como um espaço de experimentação, a artista carioca MARIANNA mergulha em sua própria versatilidade musical no novo EP, Joia Rara. Consolidando sua proposta de não se limitar a apenas um só gênero, enquanto expande suas referências de forma confiante.
Diferente de seu trabalho anterior, Joia Rara é marcado por temáticas mais leves e finais felizes — paixões, viradas de chave e resiliência ganham espaço. Fica evidente o seu desejo por novas sonoridades para ampliar seus projetos artísticos, e com isso, ela se aproxima cada vez mais de uma identidade musical clara, intuitiva e multifacetada.
A abertura com “Nada Vai Ser Como Antes”, dá início ao EP com uma mistura muito gostosa de house e pop, falando sobre uma superação amorosa. É uma faixa de destaque, que já imprime energia e a proposta central do disco. Em seguida, “Lá Fora é Tão Ruim”, mantém esse clima, mas adota uma estrutura mais contida e linear, com um house mais soft. O refrão, apesar de não trazer pontos altos, carrega personalidade — especialmente na finalização da música que flerta com o lo-fi. São essas duas faixas que melhor traduzem o potencial do EP quando falamos em explorar estéticas do house, em seu conceito e execução.
“Queima-Roupa”, parceria com NIZZ, apresenta uma atmosfera mais suave e romântica. Os vocais sintetizados do artista se sobressaem, entregando uma textura interessante à faixa. Na sequência, “Por Uma Noite Só”, aposta em uma base de R&B com toques sutis de house, enquanto “Tentar Ficar” — colaboração com ORT1 — se aproxima de um R&B em sua forma mais pura. Três faixas que, embora mantenham a linha estilística do projeto, não apresentam características tão marcantes e encerram o EP de forma mais amena.
Esse trabalho reafirma o entendimento artístico de MARIANNA, mostrando que não há limitações para ser coerente: existe uma assinatura reconhecível em sua forma de explorar estilos, e isso vai muito além da experimentação. Aqui, a convicção substitui a busca — e a expressividade ganha força na expansão de seus próprios limites musicais.
Selo: Independente
Formato: EP
Gênero: Pop / R&B, House