★★★☆☆
3/5
Marina Satti ganhou muita popularidade no ano passado após ter participado do Festival Eurovisão da Canção de 2024, representando a Grécia com a faixa “ZARI”, que faz parte de seu EP lançado no mesmo ano, P.O.P.. A artista se destacou pela mistura singular de música grega e árabe com o neoperreo, trazendo um som descontraído, com um ritmo sempre animado e um estilo desconcertado proveniente dessa sobreposição de referências.
POP TOO, seu novo álbum, tem um pouco das características musicais que fizeram o trabalho da artista se destacar. Na maior parte do tempo, o registro foca em sons voltados para o clube, semelhante à abordagem dançante de P.O.P., porém aqui com referências diferentes, não estando mais com ênfase no reggaeton. O problema reside na perda significativa de sua principal qualidade: a mistura com a música folclórica da Grécia.
A primeira metade do álbum é boa, mas sua qualidade não é consistente. Ao mesmo tempo que há canções que funcionam muito (“LOLA” e “EPANO STO TRAPEZI”), isso pois embora se afastem das referências musicais gregas, preservam o tom descontraído de sua arte, há algumas que não funcionam bem, como “AUTOKINHTO” e “ELA ELA”, que têm uma abordagem genérica e segura demais.
Na segunda metade, entretanto, percebo que as qualidades de Marina Satti são mais evidentes, não só é nesse momento que se encontram as canções mais próximas do trabalho dela em P.O.P., com a exploração mais forte do neoperreo e as referências da música folclórica grega, mas todas as faixas aqui trazem a criatividade que resulta em uma atmosfera extremamente divertida. “BLOUZAKI” é um bom exemplo de sua abordagem criativa, uma música bastante dinâmica com diversas surpresas: as baterias com um ritmo forte, os pianos animadores, os riffs de guitarra e o pós-refrão com o reggaeton. É um álbum, no geral, muito menos inventivo que os trabalhos anteriores dela, mas que consegue ainda apresentar uma qualidade satisfatória e ideias interessantes.
Selo: Golden Records
Formato: LP
Gênero: Pop