★★★★☆
4/5
Não que devesse haver uma necessidade de preparação, ou uma premeditação que considere fazê-lo entender sobre as raízes em que o segundo álbum de Barker, Stochastic Drift, se encontra. Mas, para qualquer desavisado, ou alguém que sinta interesse em mergulhar nesse terreno líquidoso e inflamável por ele cimentado, suas texturas gelatinosas e tons quebradiços resumem, em quase perfeita formalidade, o que se tem atualmente de techno ambiente na música eletrônica.
Ele se torna, na medida que avança, quase padronizado — sua pegada mais alegre dispensa ideias mais profundas de composição ou batidas recheadas de tons analógicos, como A Cooler World, de Strategy. É quase ridículo comparar ambos, mas somente assim para elucidar o quão chamativos podem ser os diversos elementos que Barker usa para aprofundar sua própria rítmica descompassada, mas muito acessível e, por vezes, de fácil aderência — como em “Reflaming”, que soa apresentável num sentido de se assemelhar, ou resumir, propor, melhor dizendo, uma conciliação com outros estilos abordados pelo artista ao longo do álbum.
Noutros instantes, como em “The Remembering Self”, há uma prosa maior com as texturas localizadas nas raízes da música ambiente, num passo mais próximo da eletrônica de IDM, que o artista parece acenar o tempo todo. É uma faixa mais densa, atmosférica e que passa longe de ser apenas calma — num contexto que se refere à idealização de classificação à qual podemos nos prender desnecessariamente.
Essa questão é, na verdade, o motivo de Stochastic Drift soar maduro diante das próprias pressuposições com que Barker havia criado anteriormente. Esse desafio dado a si mesmo faz com que ele se esforce nitidamente pra provar que, apesar de acenos e flertes, há muito mais para ser descoberto aqui do que suas superfícies sugerem. E essa sua chamada se reflete inclusive no trabalho de mixagem, que apela para um design de som mais cristalino, ríspido e, às vezes, direto ao ponto em entortar a ponta das facas com que ele corta seus ritmos com as mãos.
Selo: Smalltown Supersound
Formato: LP
Gênero: Eletrônica / Techno Ambiente, IDM