★★★★☆
4/5
O álbum de estreia de Rindert Lammers, Thank You Kirin Kiki, é um mergulho na maneira como o artista organiza suas referências — especialmente para além das suas formações musicais. Numa convergência de linguagens artísticas, entre a música e o cinema, Lammers se dedica a reconstruir um momento pessoal marcado pelo encontro com o filme Shoplifters, que tem a atriz japonesa Kirin Kiki no elenco. A ela, o músico parece dirigir sua gratidão por ter sido uma espécie de amparo em um período especialmente difícil, após perder três entes queridos em um acidente de esqui.
Thank You Kirin Kiki acerta em dar profundidade a essa narrativa, ao mesmo tempo criativa e dolorosa. Apesar da tragédia que o inspira, o disco está longe de soar melancólico ou frio. É, antes de tudo, uma obra de carinho, consolo e paixão — pela música e pelo refúgio que a arte pode oferecer, às vezes de maneira inconsciente, outras só compreendida com o tempo. Essa sobreposição de sentidos transforma o álbum em um belíssimo exercício de formação artística e humana. Ela se manifesta nos arranjos compostos por Lammers, que demonstram uma força descomunal em querer — e conseguir — ser ouvido. Mesmo quando, na maior parte do tempo, é justamente na calmaria que ele encontra seu grito mais corajoso e potente.
Faixas como “Opening Credits”, com seus sete minutos de duração, se erguem sob uma atmosfera épica, ainda que minimalista em sua essência. Fragmentos vocais, gravações de ambiente e melodias que caminham em direções distintas dos instrumentais se entrelaçam com sons quase indescritíveis, compondo uma beleza implícita e flutuante que se dissolve na ambiência criada por eles. O mesmo se aplica à faixa-título, “Thank You Kirin Kiki”, que se aproxima ainda mais das raízes da música ambiente. Nela, o ruído da água se mistura a um fundo tonal que vai crescendo aos poucos, enquanto o piano e o saxofone, em dedilhados suaves, orbitam ao redor da composição. É o que se poderia chamar de apelo cinematográfico — mas, mais do que isso, é simplesmente belo.
Compre: Bandcamp
Selo: Western Vinyl
Formato: LP
Gênero: Jazz / Eletrônica