![]() |
Foto por Camille Vivier |
Com Eliana Glass, Fernando Motta, Lorde, gabre, Samia, DJ KN DE VILA VELHA, Natalia Lafourcade, Nazar, PinkPantheress e mais!
Semanalmente, o Aquele Tuim trará a você os lançamentos mais interessantes e imperdíveis, entre discos e músicas de diferentes artistas e gêneros – claro, sempre focando nas nossas maiores especialidades: o alternativo e experimental. Além de destacar as novidades mais marcantes, nossa curadoria analisa o que realmente merece sua atenção, independente de juízo de valor – esse trabalho ficará para as críticas subsequentes aos projetos aqui mencionados.
At The Beach, In Every Life - Gigi Perez (LP)
Após ter explodido com “Sailor Song”, o debut da estrela do alt-folk chega com 12 músicas que prometem fazer a garota fanfiqueira dentro de você chorar. A combinação de um alt-pop bem amigável ao formato do TikTok com um folk “edits de fandoms de adolescentes introspectivos extremamente LGBT” garante ao álbum um sucesso enorme e, quem sabe, curioso.
Bloodless - Samia (LP)
Cantando sob acordes facilmente reconhecíveis numa mistura de indie-pop/folk-rock, Samia retorna com Bloodless, um dos discos mais aguardados do ano e que sucede o elogiado Honey, de 2023.
Cancionera - Natalia Lafourcade (LP)
É sempre delicioso ver alguém tão apaixonado por sua cultura e raízes sócio-históricas como Lafourcade tem sido em seus últimos 3 albuns. Canta sobre as plantas, o cheiro a cor de seu lar, o México, tudo com uma voz doce e um toque de ranchera.
“crime e carinho” - gabre (Single)
“crime e carinho” marca o retorno de gabre, anunciando seu novo álbum, arquipélago de ilhas surdas, previsto para maio de 2025. A nova era sucede o EP provisões de emergência e mergulha – ainda – numa estética sleaze, misturando guitarras sujas e uma poesia onírica. É delírio e dança — suor, neon, devaneio.
Cult Subterranea - Celestaphone & Dealers of God (LP)
A bola fora da curva do hip hop, Celestaphone, retorna após Paper Cut from the Obit com Cult Subterranea, mais agressivo e menos pautado em desenvolvimentos recentes do jazz rap. Para quem gosta de algo genuinamente diferente dentro daquele hip hop mais “clássico”, o álbum promete, ao menos, interessar.
Demilitarize - Nazar (LP)
O segundo álbum de estúdio de Nazar, Demilitarize, reúne não somente suas novas explorações músicas geridas em um período de tempo relativamente curto, mas também os traumas e as adversidades que o tocaram profundamente.
E - Eliana Glass (LP)
O álbum E, excelente estreia de Eliana Glass, é guiado por uma sensibilidade tenaz, que transforma suas referências diversas em algo auspiciosamente pessoal. Com voz terna e presença discreta, ela se apoia no minimalista de seus dedilhados, mas sempre o faz cheio de nuances. Sua relação com o tempo – passado, presente e memória – é central na obra, cujo resultado é um disco delicado e hermético.
“Espelho” - Fernando Motta (Single)
Fernando Motta apresenta “Espelho”, o primeiro single de seu próximo álbum. A faixa, com sintetizadores quase psicodélicos e um lirismo característico, traz uma sonoridade onírica que evoca um clima atmosférico. Com produção de Thiago Klein, o álbum completo chega no final de maio.
Hell Hill - Elita (LP)
Após uma carreira pautada em um rock tristinho, Elita dá as costas ao seu passado e lança Hell Hill, um disco que se joga de corpo e alma nas mais recentes formas do electroclash, tanto em música quanto em estética. É interessante ver uma artista que vem de um passado tão distante do electroclash explorar o estilo, ainda mais quando a pesquisa é feita com amor ao que torna o estilo tão especial.
Joia Rara - MARIANNA (EP)
Desafiando rótulos e reafirmando a música como um espaço de experimentação, a artista carioca MARIANNA mergulha em sua própria versatilidade musical no novo EP, Joia Rara.
Journey Through Life - Femi Kuti (LP)
Um dos filhos do mestre Fela Kuti tem uma carreira prolífica, tentando adaptar o que o afrobeat representou aos anos 70 à atualidade. Este é Femi Kuti, que lançou seu mais recente álbum de estúdio, Journey Through Life, hoje. O disco passeia por vários dos ensinamentos e conhecimentos tanto dele quanto de seu pai, Fela, carregando mensagens políticas que nunca deixaram de ser relevantes por um minuto sequer.
“No Secrets” - Jessie J (Single)
Em “No Secrets”, Jessie J combina intensidade vocal e vulnerabilidade, inaugurando sua nova era marcada pela exploração do R&B e do soul, enquanto expõe os conflitos entre fama, privacidade e autenticidade diante da constante vigilância das redes sociais.
Noble and Godlike in Ruin - Deerhoof (LP)
A relativamente ignorada banda indie Deerhoof tem um catálogo bem curioso pela ecleticidade marcante dos estilos, formas de fazer música e tipos de escrita dentro da esfera indie. Seu mais recente álbum, Noble and Godlike in Ruin, tem o fardo de manter essa imagem e legado, será que vão conseguir se manter frescos após 30 anos de atividade? Descubra!
Only cry in the rain - CHUU (EP)
Famosíssima membro do LOONA — talvez mais por sua imagem que sua música, mas deixemos de lado —, CHUU, lançou seu terceiro projeto, Only cry in the rain, com uma capa um pouco diferente para um disco de k-pop. O EP expande nas paletas do estilo de synth-disco que Dua Lipa popularizou e o k-pop adotou como filhinho de mamãe; mesmo para quem não ouve k-pop, é possível gostar do curto projeto.
POP TOO - Marina Satti (LP)
Após ter se destacado na edição do ano passado do Eurovision, Marina Satti, da Grécia, lançou P.O.P, um EP que combinava, sem nenhuma pretensão de atingir um resultado específico, música tradicional grega, neoperreo e art pop. Neste ano, a cantora lança seu segundo LP como forma de capitalizar no seu sucesso e expandir as bases de sua música refrescante.
SENPAI HYPE BIT (☆▽☆) – Matth Samm (EP)
Matth Samm constrói, em poucas faixas, um universo sonoro hipnótico, pautado por grooves repetitivos que se desdobram em camadas de eletrônica e techno. Cada batida pulsa com energia, enquanto sutis toques de pop japonês adicionam um charme inesperado e sofisticado à experiência.
“Stateside” - PinkPantheress (Single)
Após o pop açucarado de “Tonight” — com seu videoclipe bem Bridgerton-core —, PinkPantheress mira na pista com “Stateside”, faixa lançada juntamente com o anúncio da sua mixtape, Fancy That. Produzida com The Dare, Aksel Arvid e Count Baldor, a música troca delicadezas por baterias estrondosas e synths staccato que hesitam como um hack em CD arranhado.
Stressmanagement - Skee Mask (EP)
Após lançar e reafirmar sua fase criativa com algumas das melhores peças de música eletrônica de 2024, Skee Mask retorna com um EP de quatro músicas pelo selo Ilian Tape, integrando uma das várias séries interessantes que têm marcado 2025 até agora.
Terra do Kn, Vol.2 - DJ KN DE VILA VELHA (LP)
Um dos maiores nomes do funk capixaba, DJ KN DE VILA VELHA reúne o melhor do que pulsa nos entornos de Vila Velha, um dos municípios mais antigos do Brasil e do Espírito Santo. Com participações de nomes como DJ Ws da Igrejinha, o DJ estreita os laços do beat fino com o beat série gold numa relação de costa marítima de ritmos sudestinos que independem do funk paulista. Tem até um cado de funk de BH.
The Film - Sumac & Moor Mother (LP)
Ambos tendo lançado discos ano passado, Sumac e Moor Mother aparecem em uma colaboração que promete expandir os limites da lírica em um tipo de metal que adapta as complexidades técnicas de certas partes do gênero em arranjos arrastados, que arranham a pele de quem o ouve. Com certeza será uma experiência bem diferente de qualquer outra que você já tenha tido.
viagr aboys - Viagra Boys (LP)
A banda de crankwave permanece utilizando sua sonoridade específica de dance-punk em seu “autointitulado”, mas não o faz sem analisar cada canto de possibilidade dentro de seu próprio cânone. O resultado de viagr aboys é um álbum que mostra muitas faces da banda; muito provavelmente, ao menos uma música vai te cativar.
“What Was That” - Lorde (Single)
Depois de 4 anos de silêncio, Lorde retorna com “What Was That”. Uma canção sóbria, marcada por memórias que insistem em ficar. A dor não passa — atravessa. E ela deixa. Ouça agora o início de uma nova era.
Tags:
Radar AT